Empresas de Serra vem criando novas estratégias para fidelizar clientes

(Foto: Alejandro García)

O mercado serra-talhadense não é mais o mesmo. Existe uma tendência de renovação nos valores das empresas em relação ao consumo que tem repercutido diretamente na qualidade do atendimento ao cliente. Essa é a visão da coach e gerente de relacionamento de multinacional, Diana Raquel Pinheiro (foto).

A profissional, que veio de Fortaleza (CE) para atuar no Pajeú, vem identificando oportunidades de negócios promissores na região em vários setores. Entre os casos de sucesso que ela mapeou em sua permanência na terra do xaxado, um deles é o potencial da marca Farol de Notícias.

Em conversa com a nossa reportagem, Diana Pinheiro disse que vem observando que algumas empresas de Serra Talhada estão mudando de postura para oferecer não só meros serviços, indo mais além. O importante, segundo ela, é que essa tendência nasce de uma exigência cada vez mais forte do cliente serra-talhadense, por mais qualificação.

“Temos um consumidor cada vez mais exigente e atento aos detalhes. Um consumidor mais difícil de ser fidelizado. Assim, as empresas que desejam se manter nesse mercado em constante mudança devem entender esse perfil e adequar seus serviços a ele, sem perder, claro, a sua identidade. O cliente busca muito mais do que preço. Ele quer ter a certeza que a pessoa que está atendendo conhece sobre o produto. Ele quer atenção, mas sem se sentir invadido. Quer um ambiente confortável e que transmita segurança”, comentou a especialista.

Diana Raquel Pinheiro revela que um dos segredos está na forma de relacionamento. “Relacionamento é a palavra chave de toda e qualquer negociação nos tempos atuais. Um bom relacionamento encanta, mas um excelente relacionamento fideliza. Em mundo com tantas opções de serviços e preços para o consumidor, o empresário de hoje deve ter em mente três ações: personalizar o atendimento, entender a real necessidade dele, garantir segurança e especialização no serviço”.

Atualmente, a coach Diana Raquel Pinheiro trabalha na formação de treinamento de equipes e já realizou trabalhos de consultoria para implantação de setores de pós vendas e também no segmento hoteleiro em Fortaleza.

EMPRESA INOVA E ATRAI CLIENTES

FAROL ouviu consumidores e empresários para entender um pouco sobre a tendência de mercado que vem construindo uma nova ética de relacionamento em Serra Talhada. Um dos exemplos encontrados nos levou à empresa especializada na manutenção preventiva de veículos leves, Lubrifica Mais, no bairro da AABB.

Criada pelo administrador de empresas Pedro Salles, a Lubrifica Mais em pouquíssimo tempo vem aumentando de forma gradativa sua carteira de clientes. Um dos segredos para esse sucesso é inovar. “Oferecemos uma estrutura diferenciada”, comentou Salles, elencando que ao chegar na empresa, o seu cliente não vê apenas um ambiente de troca de óleos, filtros e lava jato.

“Aqui temos uma sala de espera climatizada, wifi, frigobar com refrigerantes e alimentos. Tudo isso para que nosso cliente tenha uma experiência positiva. Além disso, nossa equipe é treinada para prestar o que chamamos de atendimento personalizado. Conhecemos todos os nossos clientes, sabemos do que eles mais gostam e do que os carros deles precisam no momento daquele atendimento”, reforça.

Pedro conta que chega a ser engraçado, pois os clientes se assustam ao vê-lo se apresentar segurando geralmente uma bandeja contendo refrigerante, água e salgadinhos. “No mercado em geral, sinto que há um certo despreparo dos profissionais para lidar com os clientes, que é somado ao desconhecimento sobre a importância do atendimento para o sucesso do negócio”, analisou Salles, complementando:

“Procuro sempre conscientizar minha equipe que atender bem o cliente faz com que eles voltem e indiquem o estabelecimento para conhecidos. Eu não pensei em reinventar a troca de óleo. Mas vi que seria preciso reinventar a experiência de trocar o óleo de um veículo, pois acredito que os modelos que vêm sendo aplicados atualmente estão ultrapassados”.

Ouvido pela reportagem, um dos clientes da Lubrifica Mais, o comerciante Raymon Vasconcelos, 39, disse que a Lubrifica Mais fidelizou sua preferência devido o relacionamento com o proprietário e seus funcionários. “Percebi um atendimento diferente 100% dos outros. A estrutura é ideal não só para lava jato e troca de óleo, ou seja, não é um ambiente apenas para o carro, mas para a pessoa. Hoje eu recomendo a Lubrifica para todos que eu conheço. Fora que os produtos são de qualidade”, assegurou.

Lubrifica Mais montou ambiente para oferecer experiência diferenciada no ramo de automotivos em Serra Talhada

Pedro Salles acredita na força do relacionamento para fidelizar o cliente