E o prefeito Luciano Duque (PT) não participou da primeira reunião do Orçamento Participativo (OP) na zona rural. Logo ele que tem uma forte ligação com os agricultores. Mas teve os seus motivos. Entre outras agendas, Duque participou no sábado (15) da festa de 40 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) que aconteceu no clube da AABB, em Serra Talhada.

Seria tudo muito simples tal uma conta de somar se não fosse a expectativa que foi criada em torno da presença do gestor no evento no distrito de Santa Rita. Portanto, o resultado foi uma tremenda conta de dividir. Além do prefeito, boa parte dos vereadores que sempre participam das reuniões na zona urbana não apareceram no povoado, um dos mais pobres de Serra Talhada.

Nem a oposição deu sinal de vida. Será que a zona rural terá um tratamento diferenciado na execução das obras? Será que o prefeito não poderia ter invertido sua agenda priorizando o distrito de Santa Rita ao invés de deixar os agricultores esperando por mais de três horas?

Mas como tudo tem solução, a ausência do prefeito foi quase imperceptível. Graças a postura dinâmica da vice-prefeita Tatiana Duarte (PSC), que tratou de fazer o seu papel constitucional e não se comportou como um “tapa-buraco”. Em resumo, o problema é que o prefeito Duque não priorizou o evento.

CRÍTICA À IMPRENSA

No último sábado, Duque deu entrevista a uma emissora de rádio local e fez questão de reforçar laços com antigos adversários e desafetos políticos. Na ocasião, o petista apostou também em disparar críticas à imprensa. E até mandou recados: “Pois eu sei lidar com a oposição”.

Luciano Duque parece que não aprendeu com sua correligionária, a presidente Dilma Rouseff, que após levar uma sonora vaia em Brasília (DF), no último sábado (15), declarou ser o  ato um exercício da democracia. Mas tem uma explicação: Duque é apenas um neo-petista!