Do Correio Brasiliense / Reprodução/Instagram/@andrevaladao

O pastor evangélico André Valadão virou assunto nas redes sociais, neste domingo (2/7), após um vídeo em que ele aparece incitando o ódio à comunidade LGBTQIA+ durante um culto na igreja Lagoinha em Orlando, nos Estados Unidos, viralizar.

Durante uma transmissão ao vivo do culto intitulada Teoria da conspiração, André Valadão sugeriu que fiéis matassem pessoas da população LGBTQIA+.

“Agora é a hora de tomar as cordas de volta e dizer: Pode parar, reseta! Mas Deus fala que não pode mais”, afirma o pastor. “Ele diz, ‘já meti esse arco-íris aí. Se eu pudesse, matava tudo e começava de novo. Mas prometi que não posso’, agora tá com vocês”, disse ele em um trecho da pregação.

Nas redes sociais, internauta repudiaram o ataque LGBTfóbico. “Sou evangélico e repúdio totalmente as afirmações desse ‘pastor’. Isso é um desconhecimento, no mínimo, profundo das sagradas escrituras. Gente, ignorem esse ser. Jesus é misericordioso e acolhe a todos nós, independente da sexualidade. Comunidade LGBTQIA+ merece respeito”, declarou um usuário.

“INACEITÁVEL. O Pastor bolsonarista André Valadão incita fiéis a MATAREM pessoas da comunidade LGBTQIA+. Ainda chegou a escrever: ‘Se Deus pudesse, matava todos. Agora é com vocês’. É esse o pastor que defende a vida?”, criticou outro.

Por conta da fala homofóbica, o senador Fabiano Contarato (PT-ES) afirmou que entrará com uma representação criminal junto ao Ministério Público Federal contra o pastor André Valadão.

“Por tudo que sou, pelo que acredito, pela minha família e por tudo que espero para a sociedade, não posso me calar diante do crime praticado por André Valadão. Vamos representar criminalmente para que ele responda por manipular a fé e incitar a violência”, avisou o parlamentar em uma publicação no Twitter.

Voltou atrás

Após a repercussão negativa nas redes sociais e representação criminal junto ao Ministério Público Federal por homofobia, o pastor evangélico afirmou que a fala teve uma interpretação equivocada.

“Nunca será sobre matar, segregar, mas será sim sobre resetar, levar de volta a essência, ao princípio…. sim cabe ao que crê em Jesus levar a mensagem do recomeço, reset, reinício, nascer de novo e viver não mais para si, mas para Deus e suas leis”, alegou na legenda de um vídeo.

“Nunca será sobre matar pessoas, Deus nos livre deste terrível pecado, violência ou discriminação, mas sobre a liberdade de viver o que crê. A série #censuranao é sobre isso, e a cada dia que passa vemos leis, mídias, educação e um sistema mundial tentando acoar a verdade da fé que um cristão genuíno carrega”, completou.