O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), revelou durante entrevista a rádio Cultura FM, que está muito próximo de resolver um dos problemas históricos do município: a construção de um abatedouro moderno para a capital do xaxado.

O atual equipamento funciona de forma obsoleta no bairro do Bom Jesus e já foi interditado pelo Ministério Público.

“Tivemos uma reunião aqui, em Recife, uma reunião preliminar, onde tratamos sobre o novo abatedouro que será implantado em Serra Talhada. E daqui estou indo a Brasília, vou ter uma reunião no Ministério da Agricultura, para tratar sobre o mesmo tema. Estamos definindo a modelagem do projeto, será um abatedouro misto para exatamente atender regionalmente e não só Serra Talhada”, confirmou o prefeito, acrescentando que o equipamento terá recursos da iniciativa privada, os governos irão apenas orientar o projeto.

“A ideia é que esse matadouro seja sifado, tenha selo de inspeção federal para que a gente possa avançar e ter um abate de qualidade. Então, das demandas históricas que Serra Talhada tem, desde que assumi, nós estamos aí procurando dar conta e resolver definitivamente essas questões. O caminho está definido, vamos fazer o diagnóstico necessário para a implantação desse equipamento e dentro em breve nós vamos poder estar anunciando mais essa conquista para Serra Talhada”, confirmou Duque.

Ainda segundo o prefeito, dois grupos empresariais estão interessados em tocar o projeto, mas haverá um processo licitatório para definir a questão; O vencedor terá um período definido para explorar o equipamento.

“Na verdade, será capital da iniciativa privada, depende da gente, da Adagro e do ministério a aprovação do projeto. Vamos apresentar o projeto junto a Adagro para que a partir desse projeto aprovado a gente possa caminhar com a solução. Eu estou muito animado e creio que dentro em breve eu espero estar anunciando a aprovação dos órgãos que regulam o sistema de abate de animais. E nós vamos anunciar o investimento, recursos não são mais problema. O problema é a construção do modelo”, garantiu.