BELMONTE

O município de São José do Belmonte, no Sertão Central, completa nesta sexta-feira (26) 122 de Emancipação Política, quando será feriado municipal. As comemorações começam nesta quinta-feira (25), no novo Pátio de Eventos, a partir das 18h. Na programação, Forrozão Mil e Forró Estigado, além do Forró Pé de Serra Talhada.

De acordo com o prefeito Marcelo Pereira, o evento será o momento para a população compartilhar as conquistas recentes, com a proposta de construir uma cidade mais democrática. “As dificuldades financeiras nos impediram de realizar um evento grandioso, mas iremos fazer com o coração o que foi possível”, declarou Pereira.

HISTÓRIA

A atual cidade de São José do Belmonte teve origem na Fazenda Maniçoba onde, em 1836, o seu proprietário, José Pires Ribeiro, mandou erguer uma capela a São José como pagamento de uma promessa para que uma epidemia de cólera morbus que atingiu o sertão não afetasse aquela propriedade. Assim, surgiu a povoação de Belmonte.

É famosa por ter a Cavalgada A Pedra do Reino realizada em maio de todo ano e a Cavalhada Zeca Miron também realizada em maio de todo ano.

Tornou-se distrito a 24 de abril de 1873, a foi elevada à categoria de vila a 26 de junho de 1893 – data de criação do município, desmembrado do município de Vila Bela, hoje Serra Talhada. A 31 de dezembro de 1943, Belmonte teve o nome mudado para Maniçoba e, a 7 de dezembro de 1953 passou à denominação de São José do Belmonte.