Anvisa proíbe suplementos com ora-pro-nóbis e determina recolhimento - Imagem: Divulgação/Prefeitura de Barra Bonita (SP)
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Barra Bonita (SP)

Com informações do Correio Braziliense

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quinta-feira (3) no Diário Oficial da União resolução que proíbe a comercialização, distribuição e propaganda de suplementos alimentares contendo ora-pro-nóbis. A agência também determinou o recolhimento desses produtos do mercado.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

A decisão foi tomada após a Anvisa constatar que estavam sendo veiculadas propagandas irregulares e que a planta não está autorizada como ingrediente de suplementos alimentares. “Para fornecer nutrientes, substâncias bioativas e enzimas, só podem ser utilizados nos suplementos constituintes (ingredientes) que tenham sido autorizados pela Anvisa”, afirmou a agência em nota.

Sobre a ora-pro-nóbis

Classificada pelo Ministério da Saúde como Planta Alimentícia Não Convencional (Panc), a ora-pro-nóbis – cujo nome significa “rogai por nós” em latim e “planta que produz frutos com muitos espinhos finos” em tupi-guarani – é conhecida como “carne verde” por seu alto teor proteico.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

A planta tem uso tradicional consolidado em regiões de Minas Gerais e Goiás, especialmente em cidades históricas coloniais, onde é utilizada na culinária local. No entanto, sua inclusão em suplementos alimentares não havia sido regulamentada pela Anvisa.