Fotos: Farol de Notícias/Max Rodrigues

Publicado às 05h53 deste domingo (22)

Antonio Avelar de Magalhães, o popular “Antonio de Bia”, faz aniversário neste domingo (22), cravando 61 anos de muitas dificuldades, mas também alegrias. Antonio foi o primeiro livreiro popular de Serra Talhada, e um apaixonado por cinema, em especial, os faroestes. Na sua residência, ele guarda uma espécie de museu da sétima arte, e tem o orgulho em afirmar que é o maior colecionador de faroeste do Brasil.

“Tenho 9.928 filmes de faroeste. Ninguém no Brasil tem este acervo, pode pesquisar. Comecei aos 13 anos e não parei mais. Desde a época do videocassete. Também tenho muitas coleções de gibis. Tenho clássicos do faroeste de todos o tipos que você imaginar”, diz com orgulho Antonio de Bia, ao receber a reportagem do Farol em sua residência.

HERANÇA

Neste domingo o colecionador faz um registro público e passa todo o acervo para o seu filho, Moisés Ferreira de Magalhães, de 13 anos, também apaixonado por cinema e leitura.

“Meus amigos, aquele que não tem memória, não tem história. Eu tenho história e tenho memória e passo tudo para ele (Moisés). Sou pobre e passo o que tenho. Ele gosta de tudo isso e não vai botar fora”, resumiu Antonio de Bia.