Fotos: Farol de Notícias / Manu Silva

Publicado às 15h10 desta terça-feira (25)

A melhor forma de conhecer os hábitos mais tradicionais de uma cidade é visitando sua feira livre e o mercado público. Neste dia 25 de agosto, Dia do Feirante, o Farol de Notícias homenageia todos os feirantes de Serra Talhada e região traz um gostoso passeio pelos boxes do Pátio de Alimentação da Feira Livre, que nas últimas semanas retornou suas atividade.

Mesmo com o movimento tímido e poucos restaurantes abertos, os feirantes mostraram a alegria em retornar ao trabalho tradicional. A feirante Maria de Lourdes Nicodemo, 45 anos, natural da cidade de Conceição-PB, mora há 20 anos em Serra Talhada no bairro Cohab, tem um box na feira há oito anos e trabalha junto com a filha para conquistar o pão de cada dia.

Durante o fechamento dos setores comerciais, a cozinheira de mão cheia caprichou na venda delivery das buchadas que sempre faz aos domingos, um dos pratos mais típicos no Nordeste inteiro e bastante apreciado em bares e lares serra-talhadenses.

“Vim para Serra Talhada trabalhar, aqui sou eu e minha filha. Na época da pandemia eu fechei e estava trabalhando de casa fazendo buchada e fazendo entrega, no delivery. Aí eu voltei tem 15 dias só. Lá eu mesma fazia e já mandava pronta. O pessoal pedia muito, bastante, e eu continuo fazendo. Aqui depois que voltou os clientes ainda não estão do mesmo jeito, porque muitos nem estão sabendo que já reabriu. Temos que reabrir com normas, colocando só 4 ou 5 mesas com duas cadeira para não ter aglomeração. Aí está voltando ao normal aos poucos, estamos vendendo alguma coisa devagarzinho, melhor que está parado em casa de tudo”, contou Maria de Lourdes.

Há época da entrevista, dia 20 de agosto, o feirante Francisco Honório não tinha retornado ainda para suas atividades, estava no pátio acertando os últimos detalhes para reabrir o seu box. Com a alma de empreendedor, o divertido Francisco aproveitou para fazer um breve comercial da carne assada na chapa que serve no box que atua com sua esposa.

“Vai fazer cinco anos que eu trabalho aqui na feira. Nesse período da pandemia foi totalmente fechado o box 10. Ficamos em casa cuidando dos nossos filhos, e nesse tempo o cuidado maior é sempre com eles. Ficamos com algumas dívidas, tivemos prejuízo porque primeiro veio a enchente e depois a pandemia. O auxílio do governo deu para dar uma aliviada, minha esposa conseguiu e eu sou pedreiro e retomei minhas atividades para ir pagando as contas e mantendo a casa. Servimos almoço, temos um caldinho de mocotó e uma carne assada na brasa, a gente vai voltar com a esperança que a clientela volte”, finalizou.

Se adequando aos novos protocolos para conseguir voltar ao trabalho, em nome de Maria de Lourdes e Francisco o Farol parabeniza e incentiva todos os feirantes de Serra Talhada