Fotos: Farol de Notícias / Max Rodrigues / Álvaro Severo

Publicado às 04h56 desta sexta-feira (19)

Na noite dessa quinta-feira (18) aconteceu o Aulão de História “Do Fascismo à Ditadura Militar – Ameaças a Democracia no Brasil”, na Praça Agamenon Magalhães, no Centro de Serra Talhada. A rápida pancada de chuva que caiu no meio da noite só provocou atrasos, mas não impediu a realização do evento que acabou acontecendo na Soparia Lampião Aceso, um dos espaços de resistência cultural da Concha.

Cerca de 30 pessoas compareceram a atividade promovida pelo professor, historiador, escritor e colunista do Farol de Notícias, Paulo César Gomes, que narrou trechos da trajetória da humanidade, a formação do Estado e os governos totalitaristas desde o fascismo italiano ao Golpe de 64 no Brasil, que instaurou a ditadura militar.

Em seguida, foi exibido um dos episódios do programa Linha Direta Justiça, contando a história de vida, obra e morte de Stuart Angel, militante político em tempos de repressão; e sua mãe, a estilista Zuzu Angel. Logo após, foi aberto o debate com o público analisando o atual cenário político no país e propostas de ações para os dias que antecedem o segundo turno das eleições presidenciáveis.

“Tivemos alguns contratempos da natureza, mas conseguimos realizar o evento e foi bastante positivo. O próximo passo é fortalecer o movimento Sertão Contra o Fascismo nas redes sociais e nas ruas de Serra Talhada. Vamos realizar juntamente com o Coletivo Fuáh, o Movimento Diverso, o Movimento ST Nas Ruas, militantes culturais e todos que quiserem contribuir nessa luta, uma série de atividades, desde carreata até panfletagens e adesivaços pelas ruas e instituições da cidade”, comentou Paulo César.

Os interessados em participar do movimento Sertão Contra o Fascismo podem entrar em contato através das mídias sociais. E-mail: sertaocontraofascismo@gmail.com | Facebook: Sertão Contra o Fascismo | Instagram: @sertaocontraofascismo | Twitter: @sertaocontraf1| Youtube: Sertão Contra o Fascismo.