20160531131915Depois do temporal que atingiu municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) na segunda-feira (30), 80 pessoas perderam suas moradias em Olinda. Segundo a prefeitura, a maior parte delas vivia no bairro de Águas Compridas, onde duas mulheres e uma criança de 6 anos morreram soterradas após um deslizamento de barreira.

Esses 80 desabrigados estão distribuídos em dois abrigos temporários mantidos pelo poder público: um no prédio da antiga Fundação de Escola Superior de Olinda (Funeso), no bairro do Fragoso, e outro na Igreja Batista de Rio Doce. Ainda de acordo com a prefeitura, uma equipe de assistência social está fazendo levantamento sobre a realidade de cada família. A partir dos dados que forem verificados, o órgão define o tipo de ajuda que deve prestar em cada caso.

Quem tiver interesse de ajudar deve entregar os donativos na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 536. Os itens mais necessitados são fraldas descartáveis, produtos de higiene pessoal e alimentos não-perecíveis, além de roupas e brinquedos, que devem ser entregues em bom estado. Outras informações pelo telefone (81) 3429.6777.

Região Metropolitana
Além de ter registrado o maior índice pluviométrico ao longo do mês, Olinda foi a única cidade da RMR que, após a chuva, apresentou um número de desabrigados. Ou seja, pessoas que não podem voltar para as residências de origem, segundo a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).Paulista foi o município que teve a maior quantidade de pessoas desalojadas, que tiveram de sair de casa, mas têm possibilidade de voltar. Inicialmente, foram 700 pessoas, de acordo com a prefeitura. Agora, o poder público contabiliza 500, que se encontram temporariamente em quatro escolas públicas.

Um ponto de coleta de doações foi montado no Centro Educacional Manoel Victor, localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, sem número, no Centro da cidade. O espaço está aberto das 8h às 17h. Entre os itens mais urgentes, estão alimento não perecível e roupas.

A Prefeitura do Recife informou que não pretende iniciar uma campanha para arrecadar doações. Ao todo, 100 pessoas foram retiradas de áreas de risco por equipes da Secretaria Executiva de Defesa Civil.

Do G1