Publicado às 05h08 desta sexta-feira (18)
Após matéria do Farol sobre a falta de transportes escolares do estado para crianças da zona rural de Serra Talhada, a gestão da Escola de Referência em Ensino Médio Irmã Elizabeth emitiu uma nota esclarecimento se posicionando sobre o assunto.
Nessa quinta-feira (17) agricultora Luciana Maria Lopes Rodrigues, de 46 anos, moradora do Sítio Macambira, zona rural de Serra Talhada, a cerca de 12 km da sede do município, desabafou sobre sua situação com a filha tem 12 anos que não está vindo para a escola, pois não há o transporte para o turno da tarde (relembre).
Leia a nota da escola na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO – ESCOLA IRMÃ ELIZABETH
A gestão da Escola de Referência Irmã Elizabeth vem, por meio desta, esclarecer os fatos ocorridos sobre o transporte escolar.
Gostaríamos de começar informando que o horário de funcionamento da escola é das 7h10 às 17h20. Em qualquer momento, dentro deste horário, é possível encontrar os membros da gestão da Escola.
Em 2021, fomos comunicados que a escola passaria pelo processo de implantação da educação em tempo integral a partir do ano letivo 2022. Desde então, começamos a pensar em como faríamos a distribuição das 18 turmas, uma vez que contamos com apenas 13 salas de aula.
Em decisão coletiva do corpo docente da escola, decidimos manter no turno da tarde todas as turmas de 7º ano, com o intuito de viabilizar o planejamento das atividades curriculares.
No início do ano letivo 2022 – em curso – a escola fez o que coube à instituição no que diz respeito ao transporte escolar: mapear os estudantes que utilizam transporte e comunicar à gerência de ensino, através de ofício, as rotas existentes na escola, medida essa que foi feita antes do início do ano letivo. A gerência, por sua vez, não mediu esforços para garantir, junto à Secretaria de Educação de PE, a liberação do transporte para todas as comunidades. Sempre foi interesse da gestão da Escola e da gerência de ensino, manter o estudante dentro do espaço físico da instituição, garantido assim, o papel social que a educação tem na vida do estudante.
Todos os pais que procuraram a gestão da escola para esclarecer a falta de oferta de transporte para os alunos do turno da tarde, ouviram de nós apenas o que realmente estava acontecendo. Todas as providências cabíveis foram tomadas. Cabia, no momento, aguardar os trâmites legais da Secretaria de Educação para a liberação das novas rotas.
Em momento algum a gestão da escola pediu para que os pais se dirigissem a outro município para resolver a situação existente.
Gostaríamos de aproveitar o espaço, para comunicar que já temos a liberação do transporte de várias comunidades. As rotas liberadas estão sendo divulgadas nos grupos de WhatsApp da escola.
Dito isso, nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
7 comentários em Após denúncia de mãe, escola de ST emite nota