O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu Inquérito Civil sobre possíveis irregularidades na transação de empréstimos consignados de servidores da Prefeitura de Serra Talhada e instituições bancárias.

Há cerca de três meses, o vereador Vandinho da Saúde alertou sobre o fato e protocolou queixa na entidade. O fato é que estariam havendo descontos em contra-cheques, sem o devido repasse às instituições.

“Considerando o teor da Notícia de Fato N° 02165.000.404/2023 que demonstra irregularidades nos repasses de valores descontados dos servidores municipais a título de empréstimo consignado e não repassados aos bancos credores e que as supostas irregularidades, podem caracterizar atos de improbidade administrativa, nos termos da lei 8.429/92, além do crime previsto no art. 312, caput, do Código Penal; a necessidade de se prosseguir com a investigação dos fatos, para o seu esclarecimento e adoção de medidas corretivas, se necessário”, diz um dos trechos da peça assinada pelo promotor de Justiça, Vandeci de Souza Leite.

A recomendação foi destinada à Prefeita de Serra Talhada, assim como aos seus secretários, para que regularizem a situação de repasses de consignações. A prefeitura ainda não se manifestou sobre o assunto.