Do Ne10

Três astronautas – uma americana, um canadense e um russo – decolaram nesta segunda-feira da base de Baikonur (Cazaquistão) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo de um foguete Soyuz, na primeira missão desde o lançamento fracassado de outubro passado.

O lançamento foi bem sucedido, disse a Roskosmos, a agência espacial russa. O russo Oleg Kononenko, a americana Anne McClain e o canadense David Saint-Jacques decolaram a bordo da Soyuz às 09h31 de Brasília para cumprir uma missão de seis meses e meio em órbita ao redor da Terra.

A decolagem desta segunda-feira ocorre após a tentativa frustrada de 11 de outubro. Na ocasião, o lançamento do foguete Soyuz, que que levava dois astronautas para a ISS, sofreu uma falha.

Veja também:   Márcia entrega 1ª etapa do mercado público nesta 2ª

Dois minutos após a decolagem, um dos propulsores do primeiro estágio do foguete se desprendeu e atingiu o segundo estágio, basicamente composto por combustível. Essa falha causou a ejeção automática da parte onde a cápsula estava com os dois homens, que puderam retornar com segurança ao solo.

Mas este acidente, o primeiro na Rússia pós-soviética, colocou no banco dos réus o programa Soyuz. “A Expedição 58 está em órbita! Quero mostrar  meu apreço ao Diretor-Geral [da Roskosmos] Dmitri Rogozin e todas as equipes da Nasa e da Roskosmos por seus esforços para fazer deste voo  um sucesso”, declarou no Twitter Jim Bridenstine, o administrador-geral da Nasa.

Os astronautas Kononenko, McClain e Saint-Jacques estavam sorrindo durante a entrada de Soyuz cápsula, pouco antes do lançamento, de acordo com imagens de TV da Nasa. Os três asseguraram no domingo que estavam “preparados” e tinham “confiança” no sucesso da decolagem.

Veja também:   Mercado público gera o primeiro confronto entre Márcia e Duque

Inicialmente prevista para 20 de dezembro, o lançamento foi antecipado para segunda-feira para garantir uma presença permanente de astronautas na ISS, já que a equipe atual deve retornar à Terra nesse mesmo dia.

O programa espacial da Soyuz é a única maneira de chegar à ISS, depois que os Estados Unidos se retiraram da corrida espacial em 2011.