Durante vistoria para emissão de licença ambiental no município de Serra Talhada, uma equipe de fiscalização da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) acabou encontrando um número recorde de estacas de madeiras oriundas da Mata Atlântica: 4.870 unidades. Dentre as espécies nativas desmatadas sem a autorização da agência havia exemplares de Angico, Jurema e Aroeira.

O crime ambiental ocorreu no loteamento Poço da Cruz, zona urbana do município, na mata da Fazenda Estrelinha. Tanto o loteamento quanto a fazenda pertencem à Construtora Duarte, a qual recebeu dos fiscais da CPRH dois autos: um de apreensão e outro de infração, este último contendo multa no valor de R$ 33 mil.

Em um segundo momento, já na sede da Agência Ambiental, a equipe de fiscalização que esteve no local analisou a imagem de satélite da área desmatada e constatou que foram 47 hectares de mata devastados, outro número recorde. Por este motivo, o infrator receberá outro auto, desta vez, no valor de R$ 14 mil. Para denúncias, a população deve ligar para o número (81) 3182-8923. Também é possível contactar a CPRH pela internet, através do site www.cprh.pe.gov.br.

Propaganda enganosa

Ironicamente, no dia 21 de setembro de 2011 – Dia da  Árvore – a Duarte Construtora reuniu funcionários e seus familiares num ato de apoio ao meio ambiente, realizando o plantio de mil mudas de árvores, de 15 espécies diferentes, no conjunto habitacional Poço da  Cruz, onde estão sendo construidas 899 casas do programa Minha Casa, Minha Vida.

Enquanto devastava de forma indiscriminada, a construtora ainda tentou fazer markentig ambiental, lançando, neste mesmo dia, o programa Plante o Futuro. Uma grande ironia e farsa sem prescedentes. Fato, aliás, que foi levado ao site da própria construtora como um exemplo a ser copiado.

Farol de Notícias com blog do Jamildo