Publicado às 06h20 deste domingo (26)

Por Paulo César Gomes, Professor, escritor e colunista do Farol

O próximo dia 02 de março irá ser completar 28 dias da morte do senhor Cícero Ribeiro, o popular “Patrãozinho da Prefeitura”, que segundo testemunhas “um caminhão trafegava em direção ao bairro Vila Bela, no momento que fez o retorno ao redor da estátua do Cristo atropelou o idoso. O caminhão teria arrastado o idoso por alguns metros antes de parar deixando um rastro de sangue pela rua. A vítima foi socorrida pelo SAMU 192 no local do acidente, e encaminhado para o Hospam, onde foi realizado um procedimento cirúrgico e colocado fixador externo. No entanto, o senhor não resistiu aos ferimentos e veio a óbito após a cirurgia. Ele era um paciente conhecido e querido pela equipe do Hospam, que visitava frequentemente a unidade para trocar sua sonda urinária. A equipe do hospital lamentou a morte do serra-talhadense”. (Farol de Notícias, dia 02 de fevereiro de 2023)

A tragédia que revoltou toda a sociedade serratalhadense, que por durante dias passou a pedir mudanças no trânsito no local onde ocorreu o trágico acidente, não mudou em nada o coditiano do segundo município mais importante do sertão de Pernambuco.

A ESTÁTUA

No local onde foi erguida a imagem do Cristo Ressuscitado, dezenas de acidentes acontecem sem que nenhuma atitude do poder público seja tomada. Não existe sinalização horizontal e as verticais deixam a desejar. O conceito de que no local existe uma rotatória é pífia, ou seja, um conceito criminoso. A imagem do cristo torna o local sem visibilidade para pedestres e motoristas. Não existem faixas e sinalizações ou um canteiro central que permita a segurança dos pedestres. Isso configura uma responsabilidade criminal indireta dos órgãos públicos.

Na nossa opinião, todo o acesso da popular Rua 2 deveria ser revitalizado e a imagem do Cristo removida para um lugar mais seguro. Desta forma, acidentes como os que vitimaram “o patrãozinho” seriam evitados. Seu Cícero Ribeiros deixou filhos, netos e noras, que ainda hoje sofrem com essa tragédia.

Pela memória!

Pela Justiça!

Para que nunca mais se repita!

Descanse em paz “Patrãozinho da Prefeitura “!