Foto: Reprodução/Xia Tong (Via Beijing News)

Do R7

 

Em 2013, Xia Tong perdeu um olho após sofrer um acidente de carro. A jovem chinesa, na época com apenas 18 anos, passou então a se dedicar a criar próteses oculares de aparência futurista: ao invés de imitar a aparência real dos olhos, algumas das principais criações de Xia possuem uma estética cyberpunk.

Após o acidente, Xia se tornou técnica ocular protética, uma especialista em próteses de olhos. Mas, além de olhos realistas, ela criou também versões futuristas, com luzes de LED.

Ao longo do tempo, ela publicou vídeos usando as próprias criações nas rede sociais e passou a ter uma pequena legião de admiradores e seguidores.

No final de novembro, Xia (hoje com 28 anos) ganhou ainda mais fama, ao dar entrevista ao site Beijing News, onde detalhou seu processo de criação.

As próteses de Xia brilham em diferentes cores, piscam ao apertar de um botão ou acendem quando ela aproxima as mãos.

Segundo ela, as próteses dela ajudaram muitas pessoas a lidar com baixa autoestima ou mesmo o isolamento, após perder um dos olhos. Admiradores do trabalho de Xia passaram a exigir próteses mais bonitas e trabalhadas de profissionais.

Xia também age como influencer, e responde perguntas nas redes sociais chinesas, onde tenta auxiliar pessoas em situações semelhantes à dela.