Publicado às 04h22 desta terça-feira (7)

Um enredo de dramalhão mexicano finalmente chegou ao seu final nesse último final de semana em Serra Talhada. Os 31 leitos de retaguarda para tratamento de pacientes da covid-19, que seriam montados na Faculdade de Formação de Professores (Fafopst), serão transferidos para o Pronto de Socorro São José, no Centro, que encontra-se fechado desde 2014.

O anúncio foi feito nessa segunda-feira (6) pelo prefeito Luciano Duque (PT) que destacou a reação negativa de pais e professores para impedir a montagem do hospital no local.

“A notícia mais importante, depois daquele desenlace muito triste, onde a gente buscou na rede privada a solução para colocar os leitos de retaguarda em Serra Talhada, e depois veio a denúncia dos vereadores, com a Apevisa que sequer deu oportunidade para uma adaptação. Retomamos a negociação com o Pronto Socorro São José, e na semana passada, após uma reunião, decidimos que iríamos implantar na Faculdade de Formação de Professores (Fafopst), mas vocês não têm ideia da reação dos pais dos alunos, professores, que reclamaram que não entendiam como a gente iria botar um hospital dentro de uma escola. Deus nos iluminou e a família de proprietários do Pronto Socorro São José nos chamou para uma nova negociação”, disse o prefeito, reforçando:

“Faço um agradecimento a toda família Carvalho por entender a importância destes leitos de retaguarda e nos alugar. Hoje (segunda-feira) já iniciamos as obras. Espero esta semana avançar para deixar tudo aquilo pronto, vamos equipar e vamos deixar tudo de primeiro mundo, vamos iniciar a contratação de pessoal que vai trabalhar, tivemos uma vitória importante”.

UNIDADE AVANÇADA DO COVID

Ainda durante a coletiva do Gabinete de Crise, Duque também anunciou mudanças no atendimento aos infectados, com a criação de uma unidade avançada em Serra Talhada.

“O governo do estado anunciou a Organização Social (OS) que vai administrar o Hospital do Sertão e foi aberto um seletivo para contratar os funcionários, inclusive do Hospital Geral do Sertão, e cremos que no início de agosto este hospital venha a funcionar. Nós também tomamos algumas decisões, do ponto de vista prático, para facilitar o acesso da população. Vamos implantar a Unidade Avançada de Tratamento da Covid-19 (UATC) que vai funcionar no posto do Rodeio, e o Laboratório José Paulo Terto vai mudar de endereço, para uma casa perto do Serra China (antiga Secretaria de Planejamento), vamos dar um tratamento especial aos pacientes de covid, tanto para o teste rápido como para o swab”.