Do Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compartilhou nesta segunda-feira (26/12) uma mensagem pedindo fraternidade e solidariedade no país.

A publicação ocorre após uma tentativa de terrorismo em Brasília, quando um bolsonarista tentou explodir uma bomba no aeroporto da cidade.

“Esse é um compromisso nosso: fazer com que o país volte a sorrir, volte a ter tranquilidade” diz o petista no vídeo.

“Nós precisamos ter a competência de recuperar essa coisa chamada fraternidade, essa coisa chamada solidariedade, essa coisa chamada amor.”

Ameaças terroristas

No feriado de Natal, um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) planejava atentado contra o Aeroporto Internacional de Brasília. O terrorista doméstico foi preso e identificado como George Washington de Oliveira Sousa, 54 anos. Ele disse em depoimento à polícia que estava “preparado para matar ou para morrer”. A bomba que George Washington tentou detonar foi encontrada perto de um caminhão-tanque nas proximidades do terminal aéreo.

Além disso, um objeto explosivo foi encontrado no Gama, região administrativa de Brasília. Havia ainda, entre os itens achados, coletes balísticos e capas. O esquadrão de bombas foi ao local na noite de Natal para realizar procedimentos técnicos e fez a detonação controlada do material por volta das 22h30.

Após os episódios violentos, o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que o esquema de segurança para a posse de Lula serão revisto. “Todos os procedimentos serão reavaliados, visando ao fortalecimento da segurança. E o combate aos terroristas e arruaceiros será intensificado. A democracia venceu e vencerá”, escreveu.