Publicado às 12h55 desta sexta-feira (30)

Aposentados da Previdência Própria de Serra Talhada estão revoltados com a cobrança dos bancos em suas portas após a realização de empréstimos nas agências. Eles culpam a falta de repasse da prefeitura às instituições bancárias.

Essa polêmica foi exposta diante quem administra o sistema, o presidente do Instituto de Previdência Própria (IPPST), Jânio Carvalho, durante o programa Frequência Democrática, na Vilabela FM. Em resposta, Jânio assegurou que “está correndo” para sanar o problema.

Ele reconheceu que existe alguns dias de atraso no repasse, mas assegurou que a cobrança não gera negativação no Serasa aos aposentados. Segundo Carvalho, a cobrança das agências varia de banco para banco.

“Têm alguns bancos que esperam um ou dois meses, mas tem bancos que – se atrasa 10 dias – já estão fazendo a cobrança. Mas não estão colocando no Serasa, não”.

Diante a indagação de uma ouvinte, o gestor do IPPST arriscou cravar um prazo para por fim à polêmica. “Hoje nós temos de consignado algo em torno de R$ 200 mil que são descontados, mas na próxima semana estaremos pagando e atualizando”, sentenciou Jânio Carvalho, amenizando:

“Nós nunca… Nunca, nesses anos de gestão que estamos à frente, nunca atrasamos em pagar o consignado. Estamos no mês de março, eu paguei janeiro. Nós estamos atrasados alguns dias, porque se tem até 10 dias úteis depois de pagar a folha para se quitar o consignado. Estou correndo para pagar o consignado do mês de fevereiro. O salário, não! O salário está tudo em dia! Não tem salário atrasado!”.