Lutando-e-LutandoFoi publicado, nessa terça-feira (13), no Diário Oficial do Poder Legislativo do Estado aprovação do Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Augusto César (PTB) denominando de Maria Vanete Almeida o prédio sede do Corpo de Bombeiros, que está em fase de conclusão localizado às margens da BR-232, na Capital do Xaxado. Na sua proposição, o petebista prevê a edificação de um busto de Vanete ou placa alusiva no acesso ao prédio reconhecendo os relevantes serviços sociais prestados por ela à região.

Mulher negra e sertaneja, como costumava se definir, Vanete Almeida nasceu no município de Custódia, mas vivia na comunidade de Jatiúca, distrito de Santa Cruz da Baixa Verde. Pela incansável atuação e pelo modo simples e agradável de lidar com a vida e com as outras pessoas, tornou-se uma feminista de referência na luta das trabalhadoras rurais da América Latina e do Caribe.

Ao perceber a ausência das agricultoras no Movimento Sindical de Trabalhadores Rurais, Vanete iniciou o trabalho com mulheres no início da década de 1980, no sertão Central de Pernambuco.  Ao longo da história a mulher negra e sertaneja, contribuiu na criação de diferentes espaços de organização politica das mulheres rurais no Brasil. Além disso, se tornou uma das primeiras vozes na defesa dos direitos e autonomia das mulheres rurais no País.

Foi uma das fundadoras da Rede Lac (Rede de Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe), representando 25 mil mulheres trabalhadoras de 23 Países. Também foi uma das fundadoras do Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), que presidiu de 2009 a 2012, ano da sua morte. Assessorou a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE) e integrou o Conselho Nacional de Politicas para Mulheres de 1996 a 2003.

Homenagens – Entre as muitas homenagens que recebeu, Vanete Almeida foi agraciada  como o prêmio Claúdia, em 2002. Em 2005 esteve na lista das mil Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo, produzida pela OGN Suiça, Peace Womem Across The Glober, que buscou coletivamente, indicar todas as listadas ao Premio Nobel da Paz daquele ano. No ano de 2009 ganhou o prêmio TRIP Transformadores.     augusto