União de Avante e PL pode afetar Victor OliveiraPublicado às 15h desta segunda (15)

Com a retirada de uma pré-candidatura a prefeito pelo Avante em Jaboatão (PE), o grupo do deputado Sebastião Oliveira se aproxima de antigos rivais, os Ferreiras.

Em entrevista ao programa Frequência Democrática, nesta segunda (15), o presidente do Avante em Pernambuco Waldemar Oliveira – irmão de Sebastião – disse que a legenda vai apoiar a reeleição de Anderson Ferreira (PL) naquele município.

“Essa construção com a nossa aliança com Anderson [Ferreira] partiu do nosso presidente municipal do Avante, que era pré-candidato a prefeito [em Jaboatão], mas que estava com 2% de intenções de votos na pesquisas, e não conseguiu passar disso. Ele entendeu que não deveria permanecer com a pré-candidatura dele e o caminho seria apoiar o atual prefeito Anderson Ferreira. Então marcamos um encontro com Anderson e o Avante vai caminhar com ele. Sebastião Oliveira não participou dessa conversa, na verdade eu apenas comuniquei a ele, mas não foi ideia dele, nem ele sentou com Anderson. Mas a relação de Sebastião com Anderson é cordial”, disse Waldemar.

O CASO VICTOR OLIVEIRA

O problema é que o pré-candidato a prefeito pelo PL em Serra Talhada, Victor Oliveira, pode ser afetado com essa aproximação. Victor, ao longo dos meses, se afastou do grupo de Sebastião e vinha construindo uma agenda própria de diálogos. Ele já havia deixado claro que não seria vice do ex-prefeito Carlos Evandro e chegou a conversar reservadamente com Anderson Ferreira.

Por outro lado, Waldemar Oliveira negou – após dizer que teve reuniões com Anderson Ferreira – que tenha tocado no assunto “Victor” nas tratativas de aproximação entre o Avante e o PL no estado. Mas disse que a aliança que está sendo construída entre as duas legendas em Jaboatão dos Guararapes pode se repetir em outros municípios. O que empurraria Victor – hoje filiado ao PL – para a vice de Carlos. Ou ainda, num cenário não menos provável, na desfiliação de Victor do PL.

“Política é realmente um jogo de xadrez e não podemos antecipar todas as jogadas, na conversa com o Anderson foi sobre a aliança Avante e PL apenas em Jaboatão dos Guararapes. Mas poderia se estender também a outros municípios. Mas nada foi tratado sobre Serra, sobre a aliança Avante e PL em Serra Talhada, tampouco a especulação de quem pode ser o vice na chapa de Carlos Evandro, que é o nosso pré-candidato”, disse Waldemar.

“Eu acho que Victor seria um excelente vice, ou até mesmo candidato, desde que pontuasse melhor do que Carlos, mas não conseguiu pontuar. E ele já declarou que não aceita ser vice de ninguém. Então, qualquer conversa neste sentido teria que passar por Victor. A aproximação com Victor eu diria que as portas estão abertas, e tenho enorme carinho por ele, mas hoje o nosso pré-candidato é Carlos Evandro, é o que está pontuando melhor nas pesquisas. Tem que combinar com o povo.  Eu não posso querer ser candidato a prefeito de Serra Talhada se eu não tenho uma pontuação boa nas pesquisas. Não adianta eu ser presidente de partido e empurrar de goela abaixo [meu nome] à população e ao grupo”.