Publicado às 06h27 desta segunda-feira (12)

Por Jéssica Guabiraba, Especial para o Farol

Simone de Moraes Soares, advogada do CEAM da Prefeitura de Serra Talhada tem artigo publicado na Biblioteca Digital do Conselho Federal da OAB. O trabalho foi feito a partir de dados colhidos em de Serra Talhada, Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco, Delegacia de Polícia Civil local, Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Francisquinha Godoy – CEAM. O artigo fala da importância do atendimento à mulher que sofre violência doméstica, enfatizando a necessidade de uma Delegacia especializada em atendimentos para mulher.

A rede de enfrentamento à violência contra mulher vem fazendo um trabalho que está avançando com bons resultados na cidade, porém ainda está longe de conseguir atingir as metas. O artigo fala que a lei Maria da Penha vem auxiliando o combate à violência em Serra Talhada, onde ainda não existe uma delegacia de justiça especializada, apesar da demanda.

Segundo os dados que o artigo traz, a Secretaria de Defesa Social mostra que foram registrados na cidade de Serra Talhada, 1.219 Boletins de Ocorrências entre 2017 e novembro de 2019.

Com a criação do CEAM em novembro de 2019, os casos de feminicídio diminuíram, com a ajuda da patrulha Maria da Penha, onde de 190 casos, 1 se tornou vítima de feminicídio. Assim, Simone ressalta em seu artigo como a rede de apoio tem sido importante para os avanços, mas a cidade ainda necessita de uma delegacia especializada.