dsc_0003

Fotos: Alvaro Severo / Brejo do Burgo – povo Pankararé

A cultura brasileira está tomando Serra Talhada, que recebe na próxima semana o evento Atalhos, com a exposição It Was Amazon, a dinâmica Atalhos e a roda de diálogo com Jaider Esbell, o artista plástico de Roraima de origem indígena etnia Makuxi, na comunidade Raposa – Serra do Sol. Em visita ao FAROL DE NOTÍCIAS, Jaider disse que está se sentindo privilegiado de vir a Capital do Xaxado que abriu as portas para a cultura. Nos dias 7, 8 e 9 o artista estará com as atividades na UFRPE/Uast e em seguida deverá expor no Ceu das Artes para estudantes de escolas públicas e toda a comunidade serra-talhadense.

“Eu fiquei impressionado com Serra Talhada, que ela está se armando em um bom sentido de aparelhos culturais e é um privilégio estar participando dessa transformação, exatamente em um momento em que o país fecha muitas portas para a cultura e a gente vê Serra Talhada se abrindo, recebendo uma exposição que está circulando todo o Brasil. Cada exposição que eu faço tem sido única, aqui em Serra Talhada, através do meu amigo Alvaro Severo, estamos buscando meios de sair dessa estatização da cultura, buscando caminhos alternativos para sobreviver nesse cenário engessante”, analisou o indígena.

Ao chegar na região, Jaider participou de um ritual sagrado do ‘Praiás’ na comunidade dos Pakararé, Brejo do Burgo, há 40 km de Paulo Afonso, na Bahia. “Foi muito forte espiritualmente, fiquei muito feliz porque vi a juventude envolvida, vi o sentido de coletividade se manifestando e dando visibilidade ao ritual dos praiás. E socializar o protagonismo do povo Makuxi na comunidade Raposa – Serra do Sol também. A gente teve um momento muito forte do Afonso, que é o kacike, o líder espiritual, que ele mesmo manifestou que recebeu através de sonhos que viria um índio da Amazônia para esse festival e ele não tinha a informação que eu tinha sido convidado”, relatou Jaider.

PROGRAMAÇÃO

07/11 – Exposição ‘It Was Amazon’ na frente do bloco 3 – UFRPE/Uast, às 19h

08/11 – Dinâmica ‘Atalhos’, na frente do bloco 3 – UFRPE/Uast, às 14h;

09/11 – Roda de Diálogo ‘outras histórias’ com Jaider Esbell, no Auditório da UFRPE/Uast, às 19h.

A partir de 14/11 – Exposição ‘It Was Amazon, no Ceu das Artes, na Caxixola.

povo-pankare-jaider-2 povo-pankare-jaider-3

Comunidade Pankararé, em Brejo dos Burgos-BA (ritual do Toré)

povo-pankare-jaider-4

Jaider junto ao kacike Afonso dos Pakararé e um indígena trajado para o ritual do ‘Praiá’

povo-pankare-jaider-1