Publicado às 13h segunda (26)

O músico e cineasta serra-talhadense, Petrônio Lorena, concedeu entrevista ao Farol neste fim de semana para divulgar a live-show Mergulho da banda Petrônio e as Criaturas, que vai ao ar no próximo dia 7 de agosto, direto da capital pernambucana, Recife, pelo canal do YouTube do Area 51 – produções audiovisuais. Nesta entrevista, o artista conta os detalhes da preparação até a exibição do evento, a escolha do repertório, os projetos da banda e como o atual contexto pandêmico e de desvalorização da cultura pelo governo Bolsonaro tem afetado os projetos do grupo. Vale à pena conferir!

FAROL ENTREVISTA PETRÔNIO LORENA SOBRE LIVE-SHOW “MERGULHO”

FAROL Como surgiu a ideia da live-show do Petronio e as Criaturas?

PETRÔNIO – A ideia da Live “Mergulho”, de Petrônio e as Criaturas, foi uma forma de tocar ao vivo as canções do EP “Mergulho”, lançado em março de 2021, mesclando-as com as canções dos discos anteriores “Troglodita”(2019) e “Ossos da Alma”(2013), formando um vídeo de show com 01 hora de duração. Uma filmagem realizada com 04 câmeras e com uma belíssima edição, realizada pela Area 51 Produções Audiovisuais e pela empresa Jambalo, que tem feito produção e assessoria de comunicação do nosso trabalho. O show “Mergulho“ é a forma que encontramos para fazer um show com equipe reduzida durante a pandemia e oferecer som e a imagem e canções de qualidade para o público, tocadas com arranjo diferente do original, e ainda apresentando novidades, como uma canção que vai estar no próximo disco de autoria de Tico Gonçalo, chamada “Encurralados”. O público já estava pedindo bastante uma apresentação nossa durante a pandemia e estamos iniciando as apresentações com um show muito bonito. A transmissão do show pelo Youtube também é uma forma de alguns empresários colocarem sua publicidade a preços módicos na abertura e encerramento do vídeo, como Aury Tecidos e Confecções, de Serra Talhada, que está apostando na ideia. O show será lançado dia 07 de agosto de 2021, às 20h, pelo canal do Youtube do Area 51 produções audiovisuais. Pega o link: https://www.youtube.com/channel/UCsPWWulqZdylXaC6WmDIEHg

FAROL – Fala um pouco sobre o disco mergulho pra gente?

PETRÔNIO – O título do trabalho deve-se a um aprofundamento em canções antigas que compus, como “Os olhos Secos de Biu”, que foi composta em 2000. Um rock´n´roll estimulado pelo livro “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto. “Desenho de Nuvens”, de 2014, que fiz lembrando das formações de nuvens nos céus de Serra Talhada, na época da infância. Esta canção contou com a participação do grande cantor e compositor Flaviola, que dividiu vocais comigo, e com a produção de Júlio Ferraz. Uma música com uma pegada trans-armorial, com cordas nordestinas. Voador é o que o nome diz. Fala da necessidade de sair desse mundo um pouco e poder mergulhar dentro de si, buscando criar uma realidade melhor do que aquela que nos rodeia. Uma canção leve com conta com o violino de Rama Om e Alaúde de Rodrigo Gondão. O disco ainda recupera “Eny”, canção da banda “Balaio” do Rio de Janeiro, criada numa época em que compunhamos juntos. Uma canção enigmática com clima de suspense criada por Jeff Chagas, Paulo Maurício, Paulo Edmundo e Alexandre Chagas. Preparamos versões para cordas neste show que vai ao ar no dia 07 de agosto, às 20h. Eu canto e toco violão e Rama Om toca violão de 12 cordas e violino. O disco está nas plataformas: Spotify, Deezer, Apple Music, iTunes, YouTube Music, Tidal, Amazon Music e Napster.

FAROL – Os planos e projetos do Petrônio e as Criaturas para os próximos meses?

PETRÔNIO – Para os próximos meses, o nosso coletivo musical segue gravando as canções para o próximo disco que vai se chamar “Profundo”. Será outro EP, agora com 06 músicas autorais. 04 minhas e 02 de compositores de Serra Talhada. “Encurralados”, de Tico Gonçalo; e “Alpercata de Rabicho” de Tico, Ray de Serra e Léo Godoy. Paralelamente, estamos também nos preparando para alguns shows. Com uma abertura parcial de lugares para tocar alguns convites estão chegando.

FAROL – Como a banda tem buscado se fortalecer nesse período difícil de pandemia e governo Bolsonaro?

PETRÔNIO – No período do desgoverno de Bolsonaro e durante a pandemia, cada integrante da banda tem buscado desenvolver projetos próprios na área musical e em outras artes, assim como no meu caso, que sou diretor de audiovisual. Em 2020 e 2021, a banda tem participado de trilhas musicais de filmes produzidos em Pernambuco, como o longa documentário “Manguebit”, de Jura Capela, que participamos com uma faixa; e o filme de ficção de Marcelo Lordello, chamado “Paterno”, que recentemente recebemos o convite para incluir um trecho da canção “Travesseiro de Camomila”.

Segue aqui o clipe oficial da canção Travesseiro de Camomila

As lives pagas nos ajudam bastante. Outra tarefa é a de buscar destravar os recursos advindos de direitos autorais, que por vezes demoram algum tempo até chegar para produtores, músicos e autores. E buscamos nos fortalecer com projetos autorais e independentes como o lançamento do show “Mergulho”, no próximo dia 07 de agosto de 2021, no canal do Youtube do Area 51 Produções Audiovisuais. O show oferece a possibilidade de qualquer comerciante poder investir R$ 50 para colocar nome e logomarca na abertura do vídeo e por 100, colocar nome e logo na abertura e no encerramento para o do vídeo. O PIX é 81998260702. Por este contato, o investidor envia o comprovante de transferência e os dados de nome e logomarca.

FAROL – Como é possível a galera chegar junto para apoiar a Live?

PETRÔNIO – Quem quiser conhecer melhor o nosso som cheio de imagens, canções, trilhas de cinema e referências da música de todas as épocas e estilos, basta acessar pelas redes:

Instagram: @petronioeascriaturas,

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC-55EOYxLmtXvK5klXvGtQg,

https://www.youtube.com/channel/UCHkicbWB4GG-RWoLyfUXfBg

Site: www.petronioeascriaturas.com.br

PIX é 81998260702

E nas plataformas: Spotify, Deezer, Apple Music, iTunes, YouTube Music, Tidal, Amazon Music e Napster.
Contato de Priscila Rigerio (Produção) (81) 99826.0702 / 81 99668-1303.