Do G1

A mostra de cinema Poesia na Tela, que será realizada em Tabira, no Sertão de Pernambuco, de 22 a 26 de outubro de 2018, homenageará duas artistas que dedicaram a vida ao cinema e à poesia. Katia Mesel é cineasta, ela fará uma aula e vai assistir, junto com o púbico, aos filmes que serão exibidos no evento.

Carmem Pedrosa, poetisa, nasceu na zona rural de Tabira e registrou a história no mundo literário ao publicar o livro Vitória Régia. Ela terá uma homenagem póstuma.

A programação conta, ainda, com oficinas gratuitas, exibição de filmes em escola pública e praças de Tabira, debates e apresentações musicais. O Poesia na Tela está na quarta edição e tem como proposta exibir filmes inspirados em poesias e filmes sobre histórias e vidas de poetas.

As homenagens começarão na quarta-feira (24). Carmem Pedrosa, poetisa tabirense, receberá homenagem póstuma. Será exibido, à noite em praça pública, o curta metragem “O globo ativo”, dirigido por Zé Ivan Dias, que rememora a história da poetisa através de entrevistas.

Na sexta-feira (26), a diretora de cinema Kátia Mesel apresentará uma Master Class com tema “Documentário – um certo olhar sobre o real”, às 9h, na Câmara de Vereadores. À noite, ela acompanhará a exibição de dois curtas “Recife de fora pra dentro” (1997), “A gira” (2012), em praça pública.