Foto enviada pela leitora ao Farol

Publicado às 05h27 deste domingo (10)

Uma leitora atenta do Farol, moradora do Distrito de Bernardo Vieira, zona rural de Serra Talhada, fez uma denúncia, em anonimato, sobre a derrubada de uma árvore com mais de 60 anos, que estava fincada no pátio da Escola Barão do Pajeú.

A árvore tinha o nome de Saudade e foi plantada por uma das primeiras professoras do distrito. A muda veio de Recife para Bernardo Vieira com o intuito de fazer sombra na escola. Em 2021 a escola vai passar por reforma e a árvore, que faz parte da história, foi a primeira a ser destruída.

Nesse sábado (9), durante entrevista ao programa Farol no YouTube, a prefeita Márcia Conrado foi provocada sobre o assunto. “Não estou sabendo de nada sobre isso, não fui comunicada. Mas a praça de Bernardo Vieira é a maior em extensão de Serra Talhada. Muitas das árvores do local estão danificando as calçadas. Vou averiguar este caso”, declarou.

EDUCAÇÃO SE MANIFESTA

Em nota enviada a redação do Farol, ainda na sexta-feira (8), a Secretaria de Educação justificou a atitude, como sendo necessária. Leia a nota abaixo.

Nota da Secretaria de Educação

“Estão sendo construídos banheiros novos nessa escola. Também será demolido o muro antigo para ser construído um mais alto, a pedido dos responsáveis pela escola, por questões de segurança, já que o atual é bem baixo. Mas a árvore está interferindo na estrutura do muro e impedirá a construção do muro novo, assim como futuramente vai interferir também na estrutura da escola, já que fica bem próxima da edificação dela, segundo relatos dos profissionais responsáveis pela reforma.

Veja também:   Premocil mantém a tradição com o 'Café Matuto' de muito sucesso

Algo importante a se considerar também é que ao final da construção da murada nova, serão implantadas novas plantas/árvores com porte e espécies adequados no terreno da escola, embora esse plantio não esteja incluso no objeto do serviço contratado para o muro, mas feito posteriormente pela própria Secretaria de Educação.

A Prefeitura de Serra Talhada se preocupa com questões ligadas à preservação ambiental, tanto que, através da Secretaria Municipal de Educação, já tem realizado um trabalho de plantio de mudas de árvores nativas da nossa região em diversas escolas do município nos últimos anos”.