As mudanças e o aumento da audiência do Oscar 2023

Foto: Pexels

 

A maior premiação de filmes em todo o mundo, o Oscar, tem cada vez mais aberto mão de suas tradições para se adequar ao que há de mais novo atualmente. Como exemplo temos a premiação de filmes disponíveis em plataformas de streaming, com a condição de que também tenham sido exibidos nos cinemas.

Além disso, muitos dos indicados às principais categorias mudaram, já que agora figuram nas listas diversos filmes e atores internacionais. Em 2023, devido ao grande sucesso do filme Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, o qual conta a história de uma imigrante chinesa que precisa salvar o mundo, os atores e atrizes asiáticos tiveram destaque dentre os vencedores.

Confira mais informações sobre as mudanças pelas quais o Oscar vem passando e sobre a melhora de audiência da premiação no ano de 2023.

As mudanças e o aumento da audiência do Oscar 2023

Fonte: Pixabay

As mudanças que o Oscar vem sofrendo

Desde 2022 a premiação tem um número fixo de 10 longa-metragens que são indicados na categoria “Melhor Filme” e, desse modo, não faltaram opções de bons longas entre os indicados ao Oscar de 2023. Segundo um fluxograma da ExpressVPN, entre os indicados que mais vale a pena assistir estão Pinóquio de Guillermo del Toro, Elvis, A Baleia e Avatar: O Caminho da Água, além do já citado Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.

Uma das mudanças mais visíveis desta última edição foi a cor do tapete pelo qual passam as estrelas antes da premiação. Em vez do tradicional vermelho, este ano a cor escolhida foi o champagne. Já que o evento começa no meio da tarde, isto é, quando o dia ainda está claro, os organizadores optaram pela nova cor a fim de dar uma “sensação mais noturna” à cerimônia.

Além disso, o evento também tem chamado a atenção pela diversidade de indicados e premiados. A ganhadora do Oscar de Melhor Atriz de 2023, por exemplo, foi Michelle Yeoh, nascida na Malásia, que atuou no filme Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. Yeoh é a primeira estrela asiática a conquistar esse prêmio.

Audiência de 2023 refletiu o impacto positivo das mudanças

As mudanças e o aumento da audiência do Oscar 2023

Fonte: Pixabay

Diante de tantas mudanças, o Oscar 2023 conseguiu atingir o objetivo de aumentar a sua audiência, já que conseguiu atrair 18,7 milhões de espectadores, um número maior que os registrados nos anos de 2021 e 2022. Confira abaixo algumas das audiências anteriores:

  • 2022: 15,3 milhões
  • 2021: 9,8 milhões
  • 2020: 23,6 milhões

No entanto, a premiação ainda busca recuperar o seu auge, que ocorreu em 1998, quando o filme Titanic obteve 11 estatuetas. Mais de 55 milhões de espectadores assistiram à cerimônia naquele ano.

O aumento do interesse do público em 2023 pode ter alguns motivos, como a popularidade do filme Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, que conquistou sobretudo o público jovem graças à sua proposta inovadora. O longa conseguiu transitar com maestria entre diversos gêneros, como ação e thriller. Essa é uma das razões pelas quais o filme se tornou o mais premiado da história do cinema, conquistando 165 prêmios nos principais eventos do gênero.

O Oscar é um bom exemplo de como é preciso se ambientar aos novos tempos, e de como o público tem reagido positivamente a isso, conforme demonstra o aumento da audiência. Embora não seja possível prever se a premiação voltará a ter os mais de 55 milhões de espectadores de 1998, já que os tempos são outros, certamente o ano de 2023 demonstrou a relevância dessa cerimônia na cultura mundial.