As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST

Fotos: Farol de Notícias / Manu Silva/ Celso Garcia

Publicado às 06h19 deste domingo (10)

O amor a Nossa Senhora da Penha tudo move. Ninguém há de duvidar dos desígnios de Deus, mas quem com fé pede a intercessão da Virgem Maria com graças há de ter sua resposta. Em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, a devoção à Nossa Senhora da Penha vem desde os tempos de Vila Bela, 233 anos de culto a mãe de Jesus. Todo dia 8 de setembro, depois de 10 noites de novena, rezas e bençãos, a 11ª noite é dedicada a maior procissão da região. Milhares de fiéis caminhando, rezando, agradecendo e pagando suas promessas de saúde e cura, emprego e nascimento de filhos consagrados à Maria.

As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST

Na porta de casa, uma distinta senhora colocou um banner bonito, um pequeno altar com flores brancas e amarelas e duas cadeiras para acompanhar a passagem da procissão em frente de sua casa. A professora aposentada do estado, Aureni Carvalho, falou orgulhosa que a santa é como uma amiga, uma irmã e uma grande mãe.

“A Virgem da Penha é minha amiga número 1, eu nunca estou só! Quando eu estou em qualquer atribulação, qualquer aperreio eu sinto a presença dela e resolvo toda tempestade com ela. Foram muitas graças alcançadas, a graça que mais me emociona é estar sempre de pé diante das tempestades que eu enfrento na minha vida. É uma devoção de família”, afirmou a fiel professora.

As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST

A jovem tia, Vitória Oliveira, trouxe a sobrinha de apenas seis meses que foi consagrada a padroeira pelo seu nascimento. A bebê estava vestida de Virgem Maria e descansando tranquila e calma nos braços das mulheres de sua família. Caminharam ao lado do andor, com a imagem de escudo em suas camisetas e unidas pela fé.

“Essa devoção já vem de gerações, meu irmão fez essa promessa para agradecer a todas as coisas boas e graças que Nossa Senhora da Penha vem desde sempre trazendo para a nossa família. Estamos muito felizes em poder pagar essa promessa hoje e agradecendo toda a proteção que Nossa Senhora vem nos concedendo”, disse a jovem católica.

As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST

Caminhando de pés descalços e com a filhinha de 9 meses, Maria do Socorro Nascimento e a Maria Valentina, cumpria pela primeira vez a promessa da mãe para livrá-la das drogas. A pequena estava vestida de anjinho de asas que voam pela fé e braços amorosos da mãe e da avó, Dona Célia que acompanhou rezando à Virgem da Penha.

“Há um ano atrás minha mãe fez essa promessa porque eu estava perdida nas drogas, 5 anos que eu estava nessa vida. Perdida mesmo e sem perspectiva de nada e minha mãe sempre com muita fé pedia sempre a Nossa Senhora da Penha para me tirar e após cinco anos eu acordei e decidi que não ia mais usar drogas. Em abril do próximo ano faz dois anos que eu não uso mais droga nenhuma”, comentou a jovem mãe.

As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST

Ao final da procissão ainda encontramos um aniversariante que nasceu e imediatamente foi consagrado à Nossa Senhora da Penha ainda na maternidade e na barriga da mãe. O músico Manoel Ribeiro, contou que sua mãe entrou em trabalho de parto no momento em que a procissão da Penha passava pela maternidade. No momento ela pediu pelo nascimento tranquilo de seu filho e selou eternamente a gratidão e devoção da família a padroeira.

“Minha mãe prometeu que se tivesse um parto normal ela viria todos os anos para a procissão. Hoje eu venho com minha família, com minha filha e todo também contrabaixo no Ministério Consagrados a Maria, faço parte desde o começo. É uma alegria muito grande poder continuar essa missão que minha mãe, Dona Maria Célia me deu”, afirmou Manoel.

As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST As Promessas da Penha: a fé manifestada na multidão em ST