manoel santosO povo mostrou a sua força, e as lutas vão continuar! É com esse lema que, Manoel Santos, primeiro agricultor familiar eleito deputado estadual, assumirá, no próximo dia primeiro, às 15h, no Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o seu segundo mandato popular. Intensificar a luta pelo desenvolvimento das pessoas que vivem no campo e nas periferias das cidades, pelo fortalecimento da agricultura familiar e estreitar o diálogo entre os movimentos e organizações sociais e o legislativo serão os compromissos da sua atuação, no período entre 2015 – 2019.

Manoel Santos permanecerá por mais quatro anos na Alepe, respaldado pelo voto de confiança de 55.310 cidadãos e cidadãs, ou seja, 12.963 a mais do que em 2010, quando foi eleito com uma votação de 42.347. Nos dois pleitos, o apoio do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais foi decisivo. Organizações e movimentos sociais de outras categorias e frentes de luta, também apoiaram de forma expressiva a sua reeleição.

“No que se refere à agricultura familiar, fala-se em uma nova estiagem, o que traz novos desafios para as famílias rurais das três regiões do estado. O combate aos agrotóxicos no estado, quer seja pelo aprimoramento da fiscalização e da regulamentação do uso desses produtos, quer seja pela ampliação das experiências agroecológicas é uma luta que ainda necessita de muito empenho. As famílias quilombolas, também precisam acessar um conjunto de políticas públicas que existem em nível federal e, para isso, é necessário conquistar a certificação. Além disso, precisamos aproximar, cada vez mais, os cidadãos e o poder legislativo, garantindo um diálogo estreito. Essas são algumas linhas de frente que vamos priorizar em nossa atuação, explana Santos.

RETROSPECTIVA

O gabinete de Manoel Santos participou ativamente da construção de um Plano Municipal de Convivência com o Semiárido, que deve assegurar a implementação de ações estruturais de convivência com a estiagem. Valorizou a agricultura familiar e as experiências agroecológicas, no estado. Em Brejo da Madre de Deus, na região do Agreste Central, por exemplo, conferiu o título de Capital da Agroecologia, pela elaboração do Projeto de Lei 14.612, de 2012. A Feira do Verde, evento de valorização da agricultura familiar, realizado neste município, foi incorporada ao Calendário Oficial de Eventos do Estado, pela Lei 14.613/2012, também de autoria do parlamentar.

Dialogando com a Fundação Cultural Palmares, Santos cobrou e acompanhou a certificação de comunidades quilombolas nos municípios de Sertânia, Serra Talhada, Flores, Santa Maria da Boa Vista e Inajá, no Sertão; em Altinho, Alagoinha, Bom Conselho e Caetés, no Agreste; e no município de Lagoa do Carro, na região da Zona da Mata Norte. Esse diálogo foi intensificado com uma visita, realizada, no início de 2014, à Fundação Cultural Palmares com o intuito de acompanhar os processos, em curso, de reconhecimento das comunidades.