20150514_112528

Assedef faz aniversário de 12 anos e o principal presente seriam doações de empresas e poder público serratalhadense

Associação Serratalhadense de Deficientes Físicos (Assedef) comemora neste mês de maio 12 anos de existência e realizará neste domingo (18) uma reunião em comemoração a luta e as conquistas que tem alcançado ao longo desse tempo. O FAROL conversou com Francisco de Assis Lopes, atual presidente da associação que falou sobre o aniversário da instituição e sobre as dificuldades que passam para manter as portas abertas. A Assedef tem 300 associados e se mantém com singelas doações dos cidadãos da Capital do Xaxado.

A associação foi fundada por Francisco Miguel de Souza em 18 de maio de 2003 e desde então atende pessoas com deficiências físicas, assim como deficientes auditivos, visuais e mentais. “Esse é o meu primeiro mandato aqui na associação, comecei há 2 meses e queria fazer as coisas um pouco diferente, sem criticar os que já passaram, mas eu queria fazer as coisas um pouco diferente e para isso eu vou depender da ajuda dos empresários, do poder público. Dependemos de algumas coisas, de transporte principalmente. Nós temos um psicólogo que atende aqui, a gente marca, mas não tem um transporte para buscar e levar as pessoas. A empresa que contribui mais é o Serra da Sorte, os outros dão uma contribuição menor, empresários, vereadores. Mas tudo é difícil para encontrá-los e falar com eles, tudo é difícil. Temos também uma escola para os deficientes visuais que também depende do transporte”, relatou Francisco de Assis.

O presidente da Assedef também comentou sobre os serviços que são oferecidas aos associados e convidou a todos a conhecer e ajudar a melhorar o espaço e o atendimento aos deficientes de Serra Talhada. “Temos alguns profissionais que atendem os associados, como o psicólogo. Quando é possível, ajudamos no custeio de alguns remédios e exames, como vivemos de contribuições não conseguimos fazer isso sempre. Nós fazemos também reuniões e a nossa comemoração será através da contribuição dos próprios associados, porque não conseguimos arrumar recurso de fora. E estamos arrumando para fazer uma reunião no domingo, dia 18. Todos podem vir e conhecer o espaço, os associados e se possível ajudar a manter a associação de pé”, finalizou o presidente.

A sede da associação está localizada na rua Manoel Pereira Lins, 645, no centro de Serra Talhada, ao lado do Abrigo Ana Ribeiro. Quem quiser entrar em contato com a instituição pode também ligar nos telefones (87) 9912-5066, 3831-5235 e 8848-5084. Ou ainda pelo endereço eletrônico [email protected].

20150514_112613 20150514_112632