Da Folha de PE

Subiu para sete o número de vítimas mortas no ataque a tiros que começou numa rodovia na região oeste do Texas, informou neste domingo (1º) a imprensa local, citando as autoridades.

Segundo as autoridades, o longo ataque registrado na estrada entre as cidades de Midland e Odessa, deixou ainda 22 feridos, entre eles três policiais. As idades das vítimas variam de 15 a 57 anos.

No sábado, a polícia tinha informado que cinco pessoas morreram e 21 ficaram feridas Neste domingo, um porta-voz da cidade de Odessa confirmou oito mortes, inclusive a do atirador – três pessoas em Midland e cinco em Odessa -, informou a emissora NewsWest9, filial de NBC.

O atirador foi morto pela polícia em um confronto diante de um cinema em Odessa. Segundo as autoridades, isso impediu que o saldo de vítimas fosse muito maior.

Veja também:   PARALISAÇÃO: Policiais civis realizam panfletagem no centro de Serra Talhada

A polícia local confirmou neste domingo pelo Facebook a identidade do atirador como Seth Aaron Ator, de 36 anos, natural de Odessa.

O chefe da polícia de Odessa, Michael Gerke, disse a jornalistas que Ator usou um fuzil de assalto tipo AR, uma arma que já foi usada em vários outros trágicos ataques a tiros no país. O motivo ainda é desconhecido, mas “ele apareceu em uma sala de cinema, o que poderia ser uma indicação de seus motivos”, acrescentou.

Gerke disse que Ator tinha um antecedente criminal, embora não houvesse mandados de prisão anteriores.

O agente especial do FBI Christopher Combs disse na coletiva de imprensa que as autoridades não acreditavam que houvesse conexão com o terrorismo nacional ou internacional.

Veja também:   Mulher é presa por tráfico de drogas

Ataque aleatório
O tiroteio começou quando um policial tentou parar um veículo de passageiros dourado na rodovia Interestadual 20, entre Odessa e Midland, quando ele não deu a seta para indicar que iria virar à esquerda.

Em vez de parar, “o motorista, único ocupante do automóvel, apontou um fuzil pela janela e deu vários tiros contra a patrulha”, informou o Departamento de Segurança Pública do Texas em um comunicado.

O atirador feriu um policial, fugiu e continuou atirando contra pessoas inocentes e outros automóveis.

O atirador abandonou o carro em que estava e roubou uma caminhonete dos correios. Ele abriu fogo aleatoriamente contra as pessoas.

Veja também:   Adolescente 14 anos é morta a facadas pelo padrasto

Este ataque ocorreu menos de um mês após um atirador assassinar 22 pessoas em El Paso, também no Texas, a 480 km de Odessa.

Esse ataque gerou novos pedidos para que sejam adotadas medidas mais duras sobre o posse de armas.

Através de uma mensagem postada no Twitter, o presidente Donald Trump parabenizou a polícia do Texas, o FBI e as equipes de resgate pela conduta na “terrível tragédia com disparos de ontem… Uma situação muito difícil e triste!”.

Mais tarde, porém, falando com jornalistas no jardim da Casa Branca, ele disse que, embora tenham sido realizadas discussões com congressistas de ambos partidos para conter a violência armada, o que aconteceu “realmente não mudou nada”.