Do UOL

Ao menos 14 foguetes caíram na capital do Afeganistão hoje e feriram, pelo menos, dez civis, no dia em que o país celebra 101 anos de sua independência, anunciou o ministério do Interior.

Os foguetes foram lançados a partir de dois veículos em Cabul, declarou Tareq Arian, porta-voz do ministério, que informou a detenção de dois suspeitos.

“Muitos projéteis caíram sobre casas de civis em Cabul”, disse Arian. “Infelizmente, dez civis, incluindo quatro crianças e uma mulher, ficaram feridos.”

Os bombardeios aconteceram após uma cerimônia no Palácio da Presidência, que teve a presença do chefe de Estado Ashraf Ghani.

De acordo com testemunhas, vários foguetes caíram nas proximidades do palácio e do Ministério da Defesa, em uma área altamente protegida, que também abriga diversas embaixadas.

O ataque acontece no momento em que o governo afegão e os talibãs se preparam para iniciar as negociações de paz.

As conversações devem começar quando Cabul concluir a libertação de 400 prisioneiros talibãs, autorizadas na semana passada por uma grande assembleia de líderes afegãos. Oitenta integrantes do grupo foram liberados na quinta-feira (13).

A cerimônia de posse de Ghani em 10 de março foi interrompida por disparos de mísseis perto do palácio, mas nenhuma pessoa ficou gravemente ferida.

Embora o Afeganistão nunca tenha feito parte do Império Britânico, o país se tornou oficialmente independente da influência britânica em 19 de agosto de 1919.