Publicado às 13h37 desta quarta-feira (07)

Vários ataques de onças vêm acontecendo na zona rural de Serra Talhada, assustando moradores e dizimando parte do rebanho de caprinos e ovinos do município. O alerta foi feito nesta quarta-feira (7), por Walter  Júnior, que procurou a redação do Farol, uma vez que uma propriedade do seu sogro foi alvo dos ataques. As feras estão agindo há quase um ano, nas regiões do Jatobá, Escadinha, Serra do Bravo, São Miguel, Tiburuna, Serrinha, Malhada da Areia e Riacho doBode.

“Meu sogro vendeu toda a criação caprina que tinha devido ao ataque das onças. Os vizinhos também estão começando a vender e as perdas são gigantescas. Existe uma outra preocupação, porque vai acabar o plantel desse pessoal que cria bodes e caprinos na região. Eu pergunto: Essas onças vão começar a atacar o quê? Imagina quem tem família, criança… O negócio é muito mais grave do que as criações. Como é que você vai ter confiança de deixar uma criança solta no sítio com essas onças circundando todos os terreiros? O negócio é muito grave! Teve um criador lá que perdeu mais de 60 caprinos, só de ataque de onça”, Walter Júnior.

O medo dos ataques aumentam a cada dia, uma vez que as onças não estão só agindo no período da noite. Segundo Ana Maranhão, que faz parte da Cooperativa de Ruralistas da região, os animais estão sendo mortos, também, no período da tarde.

“A onça pegou quatro patos, seis galinhas, e por último veio pegar a ovelhinha. Ela [a onça] aparece por volta das 9 horas da manhã e 2 da tarde. Elas estão botando pra valer, ataando em todas as regiões. São mais de 16 comunidades atingidas pelas onças”, disse Ana Maranhão, sem esconder o medo.

Veja os vídeos