Da CNN Brasil

A corrida para obter uma vacina contra a Covid-19 envolveu alguns dos maiores testes clínicos de vacinas já orquestrados, disse o secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Alex Azar, nesta segunda-feira, 19.

“Obviamente, todos esperamos ver os dados o mais rápido possível”, disse Azar em uma conferência patrocinada pelo Milken Institute, um grupo de reflexão apartidário fundado pelo ex-banqueiro Michael Milken.

“É uma conquista incrível para o presidente, para a Operação Warp Speed, para nossa indústria biofarmacêutica nos Estados Unidos, que ainda tenhamos isso ao alcance”, disse Azar.

Sob a Operação Warp Speed, os EUA estão produzindo milhões de vacinas atualmente. Todas as seis vacinas candidatas nas quais os EUA investiram ou contrataram para comprar estão sendo fabricadas em escala comercial agora, disse Azar.

Veja também:   Estudante de ST não resiste e morre após AVC

Ele também alegou acreditar que haverá vacinas suficientes até o final de dezembro para vacinar as populações mais vulneráveis dos Estados Unidos. Até o final de janeiro, ele acredita que haverá o suficiente para vacinar todos os idosos, profissionais de saúde e socorristas.

“No final de março, início de abril, acreditamos que teremos vacinas suficientes para vacinar qualquer pessoa nos Estados Unidos que queira se vacinar”, disse Azar.

Os testes das vacinas AstraZeneca e Johnson & Johnson foram interrompidos nos EUA, assim como o teste de anticorpos monoclonais da Eli Lilly.

“O povo americano deveria se sentir muito tranquilo, na verdade, por esses desenvolvimentos. Isso mostra que estamos colocando pacientes no centro ”, disse Azar. “Isso mostra que estamos seguindo as regras. Isso mostra que o FDA está no assento do motorista. ”

Veja também:   Corrida para aliança de Márcia e 'Sebá' avança com leque de nomes

As aprovações de vacinas serão determinadas pela liderança de carreira do FDA, disse Azar.