Foto: Arquivo Farol

Publicado às 06h16 desta quinta-feira (13)

A sociedade serra-talhadenses vive um dilema que se arrasta há mais de uma década, que diz respeito a como restaurar e como utilizar as instalações do Clube Intermunicipal de Serra Talhada (CIST). Esta questão está relacionada a necessidade de se buscar ferramentas que possam, de fato, preservar as memórias orais, escritas, visuais e arquitetônicas da cidade, questões que são importantes na preservação da memória, ou seja, mecanismos que possam guardar e construir a nossa identidade histórica.

O que estamos propondo inicialmente é apenas um esboço de um projeto que pode vir a ser um marco para o Sertão do Pajeú e para a gestão da prefeita Márcia Conrado. A primeira etapa é criar a FUNDAÇÃO CULTURAL CIST, entidade com personalidade jurídica de direito público com autonomia administrativa, financeira e disciplinar. Dessa forma, a estrutura ali montada teria viabilidade e possibilidades de estabelecer parceria com empresas públicas e também captar verbas através de editais.

A segunda etapa é a restauração de todo o prédio do CIST, desde a fachada a parte interna, buscando manter a sua originalidade e garantindo acessibilidade a idosos, cadeirantes, deficientes físicos e visuais, e a todo o público que venha a visitar o espaço.

A terceira etapa seria criar no espaço o Arquivo Digital Público Municipal, o Museu da Imagem e do Som e o Memorial CIST. Nesse formato teremos em menos de 10 anos o maior acervo visual iconográfico (fotos e conteúdos sobre o histórico dos fotógrafos da cidade), discográfico (LP’s fitas cassetes, CDs, DVDs), cinematográfico (Fitas cassetes, DVD’s com filmes, longas-metragens, curtas-metragens, documentários e imagens caseiras, biografia dos cineastas locais), hemerográfico (jornais e revistas) e documental do interior de Pernambuco (atas de posse de todos os prefeitos, plantas de prédio públicos, decretos e leis municipais, solenidades, marcos divisores e etc.

No espaço os visitantes poderão conhecer a história do município através de centenas de fotos, ouvirem as músicas dos artistas locais e assistirem a vídeos e filmes produzidos com ‘o DNA’ serra-talhadenses.

A estruturas reformada do CIST também será utilizada para a realização de seminários, mesas redondas, simpósios e encontros regionais, realizados em parceria com as diversas instituições universitárias existentes, o que possibilitará a produção de várias pesquisas no campo dos estudos acadêmicos. Nesse sentido, será importante estabelecer parcerias com as universidades e faculdades locais, com o MPPE, com o TJPE, a OAB-PE, a PMPE, a FUNDAJ, a FUNDARPE, o IHGPajeú, a Câmara de Vereadores e as Igrejas.

BAILES

Para manter vivas as lembranças do ‘velho’ Clube Intermunicipal, localizado no Centro de Serra Talhada, serão realizados quatros bailes ao longo do ano: um durante o carnaval, outro durante as festas juninas, um terceiro durante a Festa de Setembro e o último durante as festas de finais de ano. Ainda haverá um espaço para que o popular “banco da diva” seja instalado, dando oportunidade para os turistas tirar fotos e conhecer um pouco mais dos cantos e recantos da velha Serra Talhada.

Independente da aceitação ou não do projeto, a esperança é que na proposta final do “orçamento participativo” iniciativas relacionadas à preservação da memória da cidade possam ser contempladas.