Publicado às 14 desta terça-feira (27)

Com informações da repórter Jéssica Guarbiraba, do Farol

A chegada na XI Geres de 2.070 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca [veja aqui] destinada, prioritariamente, para imunização de idosos a partir de 85 anos, já está disponível em todos os postos de saúde da zona urbana e rural da Capital do Xaxado a partir desta quarta-feira (27). Lembrando que a quantidade de 2.070 doses é para toda a região da XI Geres. Serra ficou com 690 doses da Oxford/Astrazeneca.

Em conversa com a reportagem do Farol, nesta manhã, o gerente de Planejamento de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada, Leonardo Monteiro, confirmou a informação acrescentando que os idosos irão receber a dosagem em casa.

“A vacinação é para idosos com idade a partir dos 85 anos, idade preconizada pelo Ministério da Saúde e pelo programa de vacinação do Estado, todas as Unidades Básicas da Família serão abastecidas diariamente para vacinação desses idosos”, garantiu o coordenador. Além da chegada da Astrazeneca, chegou a Serra Talhada nessa terça (26) mais 690 doses da CoronaVac [veja aqui].

“Os que não conseguem se locomover, a equipe de saúde da USF vai até residência desse idoso. Os idosos de 60 anos a 84 anos vão ser no próximo plano de acordo com o plano operacional, tanto do Ministério da Saúde quanto do estado, não podemos ir contra o que foi preconizado, não é só um plano para idosos, como também para prioritários da fase 1, 2, 3 e 4”, explicou Leonardo. Na fase 1 do programa, o foco é garantir a vacinação de trabalhadores de saúde, indígenas em aldeias, deficientes institucionalizados. A fase 2 foca em idosos acima de 85 anos.