Foto: Celso Garcia/Farol de Notícias

Publicada às 05h25 deste sábado (17)

Dezembro Laranja é uma Campanha de luta contra o câncer de pele realizada neste mês, e intitulada neste ano como “Não espere até sentir na pele”. Debatendo o assunto, a dermatologista Cecília Leite esteve nessa quinta-feira (15), no Falando Francamente da TV Farol, informando sobre prevenção e sintomas, e também anunciou o atendimento dermatológico gratuito. As consultas serão neste sábado (17), das 9h às 12h na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), no bairro Cagep, em Serra Talhada. Não haverá limite de fichas, desde que o paciente chegue dentro do horário. 

“O atendimento é gratuito sem agendamento prévio, os pacientes podem comparecer de forma espontânea. Todos os que têm um sinal, uma mancha que nunca desapareceu, que está aumentando, ou que  tem cores diferentes. Vários dermatologistas estarão atendendo juntamente com estudantes da Universidade de Pernambuco. Haverá palestras, distribuição de amostras de protetores solares, e o rastreio de câncer de pele, que é o exame dermatológico em busca de lesões suspeitas de câncer de pele”, informou a dermatologista Cecília Leite trazendo uma novidade para este ano:

“Nos anos anteriores alguns pacientes eram selecionados para serem operados no Hospam, esse ano iremos operar na própria UPE. Iremos marcar uma data, provavelmente a partir de fevereiro, e farão a cirurgia de forma gratuita, assim como a biópsia”, destacou.

Sintomas de câncer de pele

Durante a entrevista ao Falando Francamente, Cecília Leite revelou que o câncer de pele lidera a lista dos demais cânceres que acometem os seres humanos, estando na frente do câncer de próstata e de mama, a nível mundial. Diante dos números que não param de crescer é preciso estar atento aos sinais e procurar atendimento médico.

“É incrível, mas o câncer de pele não tem sintomas, normalmente uma manchinha assintomática. Ou seja, a gente não sente nada, mas com o passar do tempo elas sangram, incomodam no sentido de criar uma crostinha. Aquela crosta cai, volta a se formar novamente, não coça, não arde, não dói em geral. Pode até doer quando começa a invadir estruturas nobres, neurais, a gente pode começar a sentir dor, mas em geral a gente não tem sintomas associados”, esclareceu Cecília Leite.

Cuidados para não adquirir a doença

Sobre os cuidados, a dermatologista destaca a importância do uso diário do protetor solar, e ressalta que o de fator 30 é suficiente, desde que seja reaplicado a cada três horas nas áreas expostas ao sol, assim como os demais protetores solares. Também enfatizou a importância das roupas com proteção UV e prazo de validade. 

Mais detalhes você confere na entrevista completa ao Falando Francamente da TV Farol