Do JC Online

Dois atletas pernambucanos viajam nesta terça-feira (18) para os Estados Unidos para disputar duas competições de taekwondo. Valdeck Bruno, de 16 anos e Victor Matheus, de 20 anos, receberam um convite do treinador Nilson Demacena, mais conhecido como Mestre Soneca, e vão representar o estado nos campeonatos internacionais. A primeira competição vai acontecer em Los Angeles, enquanto a segunda acontece em Las Vegas, entre os dias 11 e 14 de outubro e vão contar pontos para o ranking olímpico.

Os atletas foram selecionados depois de uma visita feita pelo Mestre Soneca a academia que Bruno e Victor treinam. Os jovens se destacaram nos treinamentos e chamaram a atenção do treinador, que será responsável por todo o investimento financeiro e técnico do intercâmbio. Além de disputarem as competições, os pernambucanos vão ter a oportunidade de treinar na academia Soneca Martial Arts com atletas de alto nível.

Com medalhas no currículo e experiência em várias competições, o Mestre Soneca é pernambucano, já fez parte da Seleção Brasileira de Taekwondo e mora em Los Angeles há 18 anos. Soneca, no entanto, nunca teve um oportunidade de disputar uma Olimpíada. Como treinador, preparar um atleta pernambucano para conseguir disputar os Jogos Olímpicos tornou o seu sonho.

“Esse planejamento é fruto de um sonho meu. Sei das dificuldades do esporte, na minha época eu nunca tive uma oportunidade de patrocínio, alguém que apoiasse, então resolvi ajudar os meninos. Eles têm um grande potencial, vai ser uma experiência importante, sabemos que não é fácil, pois o nível técnico da competição é muito alto. Bruno, por exemplo, só tem 16 anos, está no começo da carreira ainda, estamos trabalhando visando a Olimpíada de 2024, na França” comentou o Mestre Soneca.

No final do ano, Valdeck Bruno também vai disputar a Copa do Brasil de Taekwondo. O atleta, inclusive, para arrecadar dinheiro para a competição, resolveu junto com outros dois esportistas pedir dinheiro no semáforo. A oportunidade de poder competir fora do país é vista por Bruno como única e o jovem espera adquirir boas experiências nos 35 dias de intercâmbio.

“Meu coração está a mil, estou muito ansioso para chegar lá e conhecer uma cultura nova, uma nova forma de treino. O Mestre Soneca me mostrou fotos de onde eu vou treinar e minha ansiedade só aumenta, para treinar e ter esse contato com ele. É a primeira vez que eu vou participar de uma competição internacional e isso eu devo a ele”, declarou Bruno.