Da Revista Fórum

Foto: Governo do Estado de SP

O Instituto Butantan paralisou temporariamente a produção da Coronavac, vacina contra a Covid-19 que, junto com o imunizante da AstraZeneca produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vem sendo utilizado no Plano Nacional de Imunização (PNI).

O motivo da paralisação da produção é o atraso no envio de insumos necessários para a fabricação do imunizante. O insumo farmacêutico ativo (IFA) a ser enviado pelo laboratório chinês Sinovac, previsto inicialmente para chegar nesta sexta-feira (9), chegará somente no dia 15. O atraso se dá pelo fato da empresa ter intensificado a produção de matéria-prima de vacina para uso local.

Apesar da paralisação na produção, o Butantan garante que continuará distribuindo as vacinas na próxima semana, já que possui mais 3,4 milhões prontas para a entrega. Além disso, o instituto afirma que o contrato fechado com o Ministério da Saúde, que prevê a entrega de 46 milhões de doses até o final de abril, não será alterado.

“Estamos aguardando a chegada de 6 mil litros (de IFA) que originarão 10 milhões de doses de vacina. É importante mencionar que essa chegada estava prevista para esta semana, houve um atraso e nós estamos aguardando para a próxima semana”, disse em coletiva de imprensa o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas,

“Aguardamos a chegada de mais matéria-prima da China nos próximos dias para iniciar a fase final deste contrato de 46 milhões e já iniciar o outro contrato de 54 milhões”, completou.

Nesta quarta-feira (7), o instituto entregou uma nova remessa de 1 milhão de doses da Coronavac ao governo federal para serem distribuídas através do Programa Nacional de Imunização (PNI). Ao todo, o Butantan já distribuiu 38,2 milhões de doses do imunizante.