Do Jornal do Comércio

 

Pela terceira vez desde o início da campanha eleitoral deste ano, a ausência de candidatos ao Governo de Pernambuco em um debate, desta vez promovido pela TV Jornal Interior, roubou a cena em um momento que os eleitores pernambucanos deveriam ter para conhecer as principais propostas daqueles que desejam chefiar o Executivo estadual.

Nesta sexta-feira (9), Marília Arraes (SD) e Anderson Ferreira (PL) não compareceram ao encontro, realizado em Caruaru, alegando incompatibilidade de agendas. A falta, porém, não passou despercebida, e tornou-se um dos principais alvos de praticamente todos os postulantes ao governo. As críticas foram direcionadas principalmente a Marília, que tem liderado as mais recentes pesquisas de intenção de voto.

“Marília, eu queria que você estivesse aqui. Você quer ser candidata a governadora sem dialogar com a população?”, disparou Danilo Cabral (PSB). “O que eu sinto nas ruas é que Pernambuco quer uma mulher governadora. Por isso eu venho aqui mais uma vez falar com você, Marília, lhe chamar para um debate, eu e você, olho no olho. Vamos dar oportunidade para que o povo de Pernambuco possa conhecer a história, a trajetória, o que fez e as propostas das duas mulheres que lideram essa disputa”, declarou Raquel Lyra (PSDB), no fim do programa.

Candidato do governador Paulo Câmara (PSB), Danilo evitou colar a sua imagem à do socialista e limitou-se a ressaltar a sua ligação com o ex-presidente Lula (PT) e com o ex-governador Eduardo Campos, falecido em 2014. O deputado federal, contudo, saiu em defesa de Paulo quando Miguel Coelho criticou a atuação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em Petrolina, cidade governada pelo filho do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) entre 2017 e 2022.

“Miguel é um ingrato, ele não reconhece o esforço que a Compesa fez lá (em Petrolina). (…) Ele é ingrato também no tratamento da água, quando diz que água não se vende. A família dele está querendo vender o Rio São Francisco, privatizando a Eletrobras, a Chesf. Logo o Rio São Francisco, que foi tão importante para a vida da família dele, para o desenvolvimento econômico de Petrolina”, disparou Danilo. Tanto FBC quanto Fernando Filho (UB), deputado federal e irmão de Miguel, são favoráveis à privatização da Eletrobras.

Em resposta à provocação, Miguel foi duro: “Tem candidato aqui, o do PSB, mais especificamente, que quer chamar atenção ou pela mentira ou pelo desespero. (…) Eu não era deputado, candidato Danilo. Você tem que me julgar pelas minhas ações e pelos meus atos”, cravou o ex-prefeito.

Mas o deputado federal, que está na 5º colocação da corrida eleitoral, segundo o agregador de pesquisas JC/ODDSPOINTER, não partiu para o ataque apenas contra Miguel e Marília.

“Acho é graça Raquel falar em saneamento. Fala o que você fez na vila Canaã, sua primeira agenda como prefeita aqui em Caruaru. Teve vídeo seu dizendo que ia governar nas ruas. Na Vila Canaã, é esgoto a céu aberto, essa é a dura realidade de Caruaru. Creches prometidas e não entregues. O pátio da feira que você prometeu não entregou também”, comentou Danilo.

Ao responder ao socialista, Raquel reforçou a ligação entre Danilo e Paulo Câmara e reclamou do atraso da obra do Hospital da Mulher, afirmando que, a cada eleição, o governador assina uma nova ordem de serviço.

Houve, ainda, um momento de tensão entre João Arnaldo (PSOL) e Miguel, quando o psolista criticou a defesa que o filho do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) fez de parcerias com a iniciativa privada na saúde, e disse que o modelo se assemelha com o que é usado atualmente pelo governador Paulo Câmara.

“João, a gente precisa separar o joio do trigo. Não me misture com o PSB de Paulo Câmara, porque desse mal eu já me livrei há um bom tempo. O que diferencia um bom contrato de gestão e fiscalização, é a atitude do governador, que é o grande líder do Estado para poder cuidar de quem está nos assistindo”, declarou Miguel Coelho.

O debate da TV Jornal Interior foi o primeiro do SJCC nas eleições de 2022. Além de ser transmitido pela própria emissora, o programa foi ao ar pelo Youtube e pelo Facebook e TikTok de todos os veículos do sistema.