Austrália testa sistema de drones para detectar tubarõesDo JC Online

A Austrália está testando um novo sistema para detectar tubarões perto das praias, com o objetivo de proteger os banhistas e os surfistas.

O sistema, testado na praia de Bilgola, ao norte de Sydney, funciona a partir de milhares de imagens capturadas pela câmera de um drone que permitiram criar um algoritmo que pode identificar formas.

O mecanismo consegue diferenciar entre os diferentes animais e os tubarões podem ser detectados com uma precisão de 90%, contra 16% de acerto do olho humano.

Veja também:   Prazo de inscrição para Secretaria Estadual de Educação termina quarta

“Podemos identificar 16 tipos de objetos diferentes: tubarões, baleias, golfinhos, surfistas, distintos tipos de barcos e vários objetos de interesse”, explicou à AFP o criador do software, Nabin Sharma, da Universidade de Tecnologia de Sydney (UTS).

“Podemos alertar os nadadores em tempo real, para que retornem à praia”, disse.
Segurança

A Austrália tem clubes para a segurança dos surfistas, baseados na observação. “O drone é importante porque às vezes não é possível observar além das ondas. O drone é uma pequena peça de informação adicional”, afirmou o presidente do Clube de Salva-Vidas de Surfe de Bilgola, Romilly Madew.

Veja também:   O homem que reduziu o salário do prefeito de ST

Algumas praias australianas têm redes para afastar os tubarões, mas um relatório divulgado esta semana revelou que as peças não representam uma garantia para a segurança pública e provocam danos significativos à vida marinha.