Apesar do registro de queda nos índices de assalto à mão armada e também de homicídio em Serra Talhada o comando do 14º BPM, coordenado há um ano pelo major Marcondes Inácio, terá mudanças, por interesse do Governo do Estado. No lugar de Marcondes assumiu, desde o dia 1º de abril, o tenente-coronel Wanderley Carvalho, que comandava o Ciosac no município de Custódia. A decisão já foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Marcondes deverá ficar como adjunto no comando das operações.

Existe também a previsão de mudança na coordenação operacional da Dinter II – Sertão (Diretoria Regional), capitaneada, atualmente, pelo coronel Valme Zeferino. Ele deve assumir o mesmo posto de comando, agora, da Dinter I – Agreste, com sede em Caruaru.

Quem deve assumir o posto em Serra Talhada é o ex-comandante do 14º BPM, Coronel Rosemário, que estava em Salgueiro. O trabalho em conjunto de Zeferino e Marcondes Inácio rendeu bons frutos para o município. “Essa mudanças são rotineiras na nossa profissão. São comuns. Avaliamos a nossa gestão em Serra Talhada positivamente”, disse Valme Zeferino, que aguarda a publicação no DOE comunicando a sua transferência.

SALDO DA GESTÃO

Na gestão da dupla Valme-Marcondes, o índice de homicídios na região do 14º BPM – que abrange sete municípios (Serra, Belmonte, Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo, Calumbi, Flores e Betânia) – caiu 10,38% em um ano, segundo dados do Relatório de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco.

Os números atestam a redução da criminalidade de 2011 – quando foram registrados 51 homicídios – para 2012, ao finalizar o ano com 46 assassinatos. Com cinco mortes a menos, a região bateu a Meta Qualis: taxa nacional que mede o índice de homicídios numa proporção de zero a 26 casos por grupo de 100 mil habitantes.

A taxa de assaltos à mão armada também caiu, agora, 8,2% em um ano em Serra Talhada, segundo dados do setor de estatísticas da Delegacia da Capital do Xaxado. De janeiro a dezembro de 2012, a polícia computou 111 casos na cidade, dez a menos que no ano anterior, quando foram contabilizados 121 assaltos com armas de fogo.