AVALIAÇÃO: Duque aproxima-se dos 100 dias de governo e oposição prepara manifestoO prefeito Luciano Duque (PT) está se aproximando dos chamados 100 dias de governo. Segundo alguns analistas políticos, é o período em que se pode observar se o governo avançou com as promessas eleitorais ou ficou só patinando e resolvendo problemas caseiros. Neste período, o prefeito impôs um ritmo ao seu gabinete de secretários e fez questão de divulgar que estava trabalhando cerca de 16 horas por dia para vencer os desafios.

Tal comportamento não sensibiliza a oposição, que prepara um manifesto liderado pelo deputado Sebastião Oliveira (PR) – que fará uma avaliação cirúrgica do governo petista, via entrevista coletiva, logo nos primeiros dias de abril. Sebastião não quer abrir a boca antes dos cem dias. Um dos principais entraves do governo petista ainda são os restos a pagar do governo anterior. Houveram avanços, principalmente, quando Duque honrou compromissos com o servidor.

“Para mim, salário do trabalhador é algo sagrado e precisa ser respeitado”, declarou Duque, que para quitar débitos do passado teve que mexer na receita estratégica do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Mas o governo chega aos 100 dias sem emplacar a reforma administrativa e já existe um desconforto entre alguns abnegados secretários que afirmam não ser possível uma cobrança do prefeito se a secretaria sequer existe de fato.

Entre os governistas, há uma expectativa que os avanços aconteçam com mais velocidade após a visita da presidente Dilma Roussef a Serra Talhada. Aliás, a visita da presidente a Capital do Xaxado, acabou trazendo esperanças para muita gente. Só o tempo dirá se tudo nao passou de um jogo de cena.