Às vésperas de completar 100 dias do governo petista em Serra Talhada o Partido dos Trabalhadores (PT) vive um grande problema: ainda não conseguiu imprimir sua marca e sua identidade dentro do governo Luciano Duque. Foram poucos os petistas históricos que assumiram cargos de relevância na prefeitura e as pastas estratégicas, como saúde e educação, sequer possuem o ‘DNA’ do partido. A história administrativa da legenda do ex-presidente Lula sempre teve orgulho de exaltar o ‘modo petista de governar’.

“Acho que ainda tem muita gente aguardando que isto aconteça. Que o PT de Serra Talhada, que muito tempo lutou para ser governo, seja protagonista em alguma coisa. Realmente este governo ainda não traçou caminhos para que as ações petistas e experiências exitosas de outras cidades sejam implementadas em Serra Talhada”, disse um petista histórico, confirmando o desencanto nestes 100 dia de gestão.

Por enquanto, o Partido dos Trabalhadores assumiu duas secretárias de destaque: Agricultura e Cultura e Turismo. A primeira tem no comando o ex-vereador Zé Pereira, que entrou na secretaria sem nenhuma informação repassada pelo antecessor. Pereira ainda aguarda a reforma administrativa para avançar com seu plano de trabalho. Já a pasta de Cultura e Turismo sequer existe de fato e de direito. Os projetos acontecem pelo dinamismo do secretário Anildomá Souza.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Mas a grande expectativa da maioria dos petistas serratalhadenses é com relação a implementação do chamado Orçamento Participativo (OP), que foi uma das vitrines do ex-prefeito João Paulo, quando governou a cidade do Recife por duas vezes. Esta experiência está registrada no plano de governo do prefeito Luciano Duque e pode ser revolucionária em Serra Talhada. Na prática, o OP cria delegados setoriais, por bairros, que irão coordenar plenárias para aferir os desejos da população quanto as açoes da prefeitura. Depois das plenárias, o que foi aprovado é inserido no orçamento para ser cumprido como plano de trabalho.

“Orçamento Participativo, eleições diretas nas escolas, autonomia do cidadão e educação e saúde fazem parte do “dna” petista. Aindo sonho com isto. Acho que o prefeito Luciano Duque ainda vai acordar prá tudo isto”, revelou um petista, acreditando que tudo é uma questão de tempo.