Publicado às 16h deste sábado (11)

Assista!

O prefeito Luciano Duque, neste sábado (11), inaugurando a TV Farol no Youtube [veja aqui e se inscreva no canal] descartou decretar lockdown em Serra Talhada, mesmo diante o avanço do novo coronavírus em vários bairros da cidade. O gestor afirmou que a situação de Serra é muito diferente de Petrolina, que vem endurecendo as regras de isolamento pelo fato dos casos graves da Covid-19 terem avançado por lá. O que não seria o nosso caso, alegou Duque. Neste momento, temos 949 casos confirmados e 14 óbitos [veja aqui].

“Nesse momento [o lockdown] é completamente descartável. Petrolina começou a aumentar os casos graves, ou seja, o hospital começou a ocupar mais os leitos de UTI, por isso gera uma situação de lockdown. E não é o caso de Serra Talhada. Não estou dizendo que amanhã não possa acontecer, mas hoje o estudo situacional, o estudo que nós fizemos do comércio aponta que os casos de contaminação não são oriundos do comércio, são oriundos de outras situações. E aí você vai compreender de onde surgiram todos esses casos de Serra Talhada, então, não há ainda nenhuma preocupação com lockdown. Se houver uma aumento da gravidade do avanço da pandemia aqui, não tenha dúvida que vamos tomar essa atitude de lockdown. Mas hoje está totalmente descartado”, disse Luciano.

“CREIO QUE NÃO HÁ DESCONTROLE”

“Eu creio que não há descontrole. Pelo contrário”, avaliou o prefeito, continuando: “A gente está acompanhando, monitorando. Se observar os casos graves que estão chegando no Hospam são muito poucos. Estão dentro de um controle, não é? Nós temos aí o chamamento já dos funcionários do novo Hospital do Sertão e o de Campanha. E nem por isso houve um crescimento enorme de casos graves, né? E o Hospam, por enquanto, vem dando conta. Então não há ainda nenhuma alarme como aconteceu com Petrolina, não é? Em Petrolina eu conversei com Miguel [Coelho] prefeito, e os casos cresceram muito”.

“NÃO VÃO SE EXPOR”, DIZ DUQUE

“Então, o que a gente preconiza neste momento, vão para o trabalho e vão para casa, passem o final de semana com suas famílias, tenham cuidado, não vão para as farras se expor, ah, eu quero fazer uma farra? Então faça em casa, com sua família. Quer ir para a fazenda? Faz lá com tua família, mas não leva um monte de amigos, que às vezes está levando o vírus. Então, é isso que a gente precisa entender, que se todo o mundo, toda a sociedade, com um bom comportamento a gente vai passar por essa situação muito mais rápido do que a gente imagina”.