O índice de homicídios na região do 14º BPM, que abrange sete municípios (Serra, Belmonte, Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo, Calumbi, Flores e Betânia) caiu 10,38% em apenas um ano, segundo dados do Relatório Especial de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco. Os números atestam a redução da criminalidade de 2011 – quando foram registrados 51 homicídios – para 2012, ao finalizar o ano com 46 assassinatos. Com cinco mortes a menos, a região bateu a Meta Qualis: taxa nacional que mede o índice de homicídios numa proporção de zero a 26 casos por grupo de 100 mil habitantes.

De acordo com o comandandante do 14º BPM,  major Marcondes Inácio, o batalhão – com esses números – cumpriu também o estabelecido pelo Governo do Estado no tocante aos critérios do Programa Pacto pela Vida. “A queda na quantidade de assassinatos se explica devido o aumento da ação policial na cidade, que resultou, por sua vez, em maior quantidade de apreensões de armas, drogas, encaminhamentos de pessoas à delegacia e prisão de foragidos da Justiça”, citou. Marcondes assumiu o batalhão em junho do ano passado, no lugar do tenente-coronel Rosemário, transferido para o 8º BPM, em Salgueiro.

Conforme o comandante, que recebeu Moção de Aplauso na Assembleia Legislativa após requerimento do deputado Augusto César (PTB) em novembro, a falta de mais policiais nos quadros da corporação ainda representa uma das grandes dificuldades. Atualmente, o 14º possui apenas 340 PMs para atender sete cidades. Em Serra Talhada, o contingente é de 125 homens somente. Além disso, outra “pedra no sapato” é o avanço do tráfico de drogas.

“Essa prática vem acarretando em homicídios por acertos de contas, roubos e furtos para aquisição de entorpecente, prostituição e outros tantos delitos. Ciente disso, estamos mobilizando o setor de inteligência e trabalhando em parceria com Policia Civil e Ministério Público para a realização de ações qualificadas”, garantiu o comandante, fazendo questão em destacar também a parceria do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal na redução da violência na região.