Do BBC News

 

Cinco pessoas morreram na Nova Zelândia depois que um barco de observação de pássaros virou, possivelmente após colidir com uma baleia.

Onze pessoas, principalmente do grupo de observação de pássaros, estavam a bordo quando o barco virou no sábado em Goose Bay, perto da cidade de Kaikōura.

A polícia se recusou a especular sobre o que causou o acidente, apenas confirmando a colisão.

Mas Craig Mackle, prefeito de Kaikōura, disse a repórteres que acreditava que o barco havia atingido uma baleia.

Mackle disse que as condições na baía na época eram “perfeitas” e que as autoridades assumiram que a baleia havia emergido sob o navio, fazendo com que ele virasse.

Se o barco tivesse atingido destroços – por exemplo, um tronco – teria deixado um grande buraco no barco de 8,5 metros (28 pés), acrescentou, o que não era aparente.

“Este é um evento trágico que afeta muitas vidas, principalmente de todas as famílias e entes queridos”, disse Mackie em entrevista coletiva.

“Gostaria de agradecer a todos os envolvidos no resgate e na recuperação. Poder trazer todos para casa é o melhor resultado em uma circunstância tão terrível.”

O sargento Matt Boyce se recusou a comentar a teoria, mas admitiu que o incidente foi “sem precedentes”.

Ele disse que os sobreviventes do incidente – incluindo o capitão do barco – foram levados ao hospital e depois liberados. Um sobrevivente sofreu ferimentos leves.

Os passageiros do navio faziam parte de um grupo de observação de aves que se acredita ter vindo de todo o país.

Vanessa Chapman disse ao site de notícias local Stuff que ajudou no resgate e viu uma pessoa sentada no barco virado acenando com os braços quando ela chegou.

Ela disse que três helicópteros participaram do resgate.

Kaikōura é popular entre os fãs da vida marinha e várias empresas locais oferecem passeios de barco e de helicóptero para ver baleias e golfinhos.

Mackle disse à Associated Press que tais acidentes são inéditos na região, mas o número de baleias na área nos últimos dias o deixou preocupado com uma colisão.

Em 2015, cinco turistas britânicos morreram no Canadá quando um barco de observação de baleias foi atingido por uma onda e virou.