2Foto: Dimitri Bitu

Os líderes da ‘bandavoou’, um dos grupos que vem renovando a cena musical pernambucana, PC Silva e Carlos Filho venceram mais um concurso de âmbito nacional. Na semana passada, os dois serratalhadenses foram escolhidos como os melhores do XI Festival de Inverno da Serra da Meruoca, cidade localizada a cerca de 200 km de Fortaleza. A dupla de poetas ganhou a mostra competitiva enfrentando mais de 100 artistas de vários estados brasileiros e se consagrou nas categorias “melhor intérprete” e “melhor composição”. Com a música “Finado Tóta”, PC Silva e Carlos Filho conquistaram o público cearense.

A canção resgata um ambiente bastante peculiar vivido pela população de Serra Talhada e região, principalmente, na década de 80 e 90, quando as brigas de famílias armadas faziam parte do dia a dia de muitas cidades do interior e contribuíram para o surgimento de uma série de histórias que se mantém vivas até hoje no imaginário social.

Veja também:   Afogados é cidade campeã em doses de reforço

“Finado Tóta” trabalha o dialeto sertanejo mais rústico unindo poesia e história a partir de uma estética musical cortante. “Esse prêmio significa muito para nós, pois é o reconhecimento de nosso trabalho enquanto compositor, algo que não é fácil, mas que acreditamos muito”, comemorou PC Silva, em conversa com o FAROL.

Foto Luiza Magalhães

PREMIADOS COM "1º LUGAR" E "MELHOR INTÉRPRETE", PC SILVA E CARLOS FILHO CONQUISTAM O PÚBLICO CEARENSE
PREMIADOS COM “1º LUGAR” E “MELHOR INTÉRPRETE”, PC SILVA E CARLOS FILHO CONQUISTAM O PÚBLICO CEARENSE

O XI Festival de Inverno da Serra da Meruoca, no entanto, não foi o primeiro vencido pelos talentosos sertanejos. Meses atrás, eles foram selecionados entre os finalistas do Prêmio da Música Popular Brasileira 2014, figurando entre bandas e intérpretes de grande projeção nacional. PC Silva e Carlos Filho venceram também o I Festival de Músicos do Sertão, realizado em Triunfo (PE) e foram selecionados para tocar no Festival Pré-Amp (Recife), Carnaval do Recife e São João de Caruaru.

Veja também:   Suspeito de homicídio é preso por dirigir bêbado

Leia mais: Serratalhadenses são pré-selecionados na disputa do Prêmio da MPB 2014

O talento de PC Silva e Carlos Filho os levaram ainda a fazer ricas conexões musicais realizando shows em grandes palcos de outros estados, como o Circo Voador, no Rio Janeiro, e no Uruguai. No início do ano, eles subiram no palco do auditório da Escola Imaculada Conceição, em Serra Talhada, onde fizeram uma apresentação marcante.

FALTA DE APOIO

Apesar de estarem despontando na cena musical do Estado e em várias outras regiões Brasil a fora, PC e Carlos Filho lamentam a falta de espaço para mostrar o trabalho deles na própria terra natal. Serra Talhada ainda parece fechada culturalmente para os artistas.  Por dois anos, a dupla vem tentando tocar na Festa da Padroeira da Capital do Xaxado, mas não obtém uma resposta positiva do governo Luciano Duque.

Veja também:   O que levou à queda das principais redes sociais nesta segunda (4)?

Leia mais: TV FAROL: Fiquem com a poesia dos jovens serratalhadenses Carlos Filho e PC Silva

“Com o fortalecimento da carreira em âmbito nacional cresce em nossa cidade os pedidos para que os artistas se apresentem mais vezes em Serra Talhada, inclusive na Festa da Padroeira, como forma de reconhecimento e valorização da cultura de nossa região. Ao mesmo tempo que nos fica a dúvida a respeito de qual critério é utilizado na escolha das atrações da Festa de Nossa Sra. da Penha. Esperamos que o poder público esteja atento a demanda dos cidadãos”, ressaltou PC Silva.

No vídeo abaixo conheça a música FINADO TÓTA, vencedora do XI Festival de Inverno da Serra da Meruoca e do I Festival de Músicos do Sertão. Vote também para eleger a banda entre as melhores acessando esta página concurso rádio Rollington Stone (bandavoou música “Cavala Marinha”).