Publicado às 05h06 deste domingo (24)

O “Viagem ao Passado” deste domingo resgata a história de mais um importante time amador de Serra Talhada, o Bangu Futebol Clube. A fotografia da equipe é provavelmente do final da década de 1960 ou início da década 1970. A imagem, por ser em preto e branco, nos remete a nostalgia do mesmo tempo, apesar de que, não dá para afirmar quais seriam as cores da camisa do time, mas se seguirmos a lógica, poderemos chegar a conclusão que ‘o padrão’ era alvirrubro, seguindo a tradição do famoso time carioca.

O clube do Rio de Janeiro, vice-campeão brasileirode 1985, teve origem junto com a Fábrica Bangu em 6 de fevereiro de 1889, mas embora já fosse praticado o esporte desde este tempo, o clube só viria a ser fundado oficialmente em 17 de abril de 1904.

Não muitos detalhes o porque dos esportistas serra-talhadenses resolveram homenagear o time do Bangu, apesar de que, na cidade também existiu o Botafogo, o Flamengo e o Vasco, todos eles com forte atuação nas décadas de 60, 70 e início dos anos 80.

Muitas serra-talhadenses vestiram a camisa do Bangu, além de outros de outras equipes, em pé: Paulo Gói, João de Tibúrcio , Zezito de Tibúrcio, Galo Cego, Hermogênes, Pedrinho Duarte e Benedito Duarte. Agachados: Boca, Damião, Fernando da Favela, Getúlio, Manu e Francisquinho. Infelizmente, o desenvolvimento urbanístico da cidade praticamente extinguiu os times amadores e campos de terra. Também vale ressaltar que o aumento do número de quadras e de peladas também contribuíram para essas mudanças.

Veja também:   Bolsonaro exalta operação policial que resultou em 22 mortes na Vila Cruzeiro