Publicado às 05h desta quinta-feira (13)

O prefeito Luciano Duque, falando ao Programa Frequência Democrática, dos comunicadores Francys Maia e Giovanni Sá, nessa quarta-feira (12), disse que a reabertura de bares em Serra Talhada ainda está proibida por força de decreto municipal. Portanto, quem arriscar abrir poderá sofrer interdição. O prefeito confirmou que Serra tem registrado uma alta de casos leves da Covid-19 e por isso é muito perigoso afrouxar o comércio de bar nesse momento.

Só na última terça (11), foram 82 casos confirmados em 24h na cidade. Um recorde até agora. Na semana passada [veja aqui], Luciano havia afirmado que haveria uma tendência de queda, mas que na realidade não se confirmou. Segundo o prefeito, não estamos ainda numa fase de diminuição da doença, mas atingimos o platô (quando os números chegam no pico e se estabilizam, para só depois caírem).

“Houve um aumento muito grande dos casos leves, uns em cura e uns em processo de cura. Mas a nossa tese continua de que estamos no platô. Eu disse na semana passada que nós tivemos um pico e que tínhamos uma tendência de cair gradualmente, evidentemente, como houve um aumento de testagem com certeza teríamos um aumento de casos leves, e é isso o que tem acontecido, nós não estamos com 100% de ocupação de leito hospitalar, se nós estivéssemos, aí estaríamos preocupados”, pontuou Duque. Serra tem hoje 34 mortos pelo novo coronavírus, 2.120 recuperações, 2.540 casos confirmados.

Veja também:   Gin faz ataques contra Vandinho e Duque

REABERTURA DE BAR AGORA NÃO

“Na verdade o primeiro decreto do Governo do Estado não fala em abertura de bares, fala em restaurante e nós [da Prefeitura] internamente, vamos ter uma reunião para tratar sobre o tema. A gente tem preocupações porque os números [da Covid] de Serra Talhada ainda não baixaram, a gente aumentou a testagem e estamos num platô. E bar é uma atividade que preocupa, vamos discutir um protocolo”, disse o prefeito.

RESTAURANTES TÊM QUE PROCURAR PREFEITURA

“Já os restaurantes estão liberados e já foi definido um protocolo, os restaurantes têm que procurar a Prefeitura. Nós com a vigilância estamos com toda a equipe direcionada para monitorar e acompanhar os restaurantes. Mas bar não está definido ainda, nós ainda estamos preocupados com a abertura desse segmento. Essa angústia eu entendo, eu compreendo, mas as pessoas têm que entender também a responsabilidade da Prefeitura na tomada de uma decisão”, ressaltou o gestor.

Veja também:   Mercado público gera o primeiro confronto entre Márcia e Duque

O DECRETO DO ESTADO COMPLICOU

“O decreto do Estado complicou, porque ele não deixa claro [a abertura específica de bar]. Há uma linha tênue aí que separa que é só restaurante. Inicialmente o decreto veio dessa forma e depois abriu. Mas o decreto do município ele só permite restaurante; não fala em abertura de bar. Se você tem alvará e é restaurante não tem problema nenhum, desde que não venda bebida. Mas você chega lá na mesa [do restaurante] e está lá a mesa com meia dúzia de Brahma… Há uma pensamento do comitê de crise e vamos consultar o Ministério Público se vamos avançar ou não nessa fase. Não queremos tomar uma atitude isolada. E até a sexta-feira, vamos aguardar…”, afirmou Luciano.

Veja também:   Corpo de barbeiro é encontrado no Pajeú

ALERTA À POPULAÇÃO 

“Repito e faço uma reflexão junto à população: a população continua praticando a desobediência, a falta de cuidado, o não seguimento de um protocolo. Nós temos que conviver com o novo normal, com a volta da atividade econômica, está aí todo o mundo brigando para reabrir os bares… Mas se a população está relaxando, não está usando máscara, não está usando o álcool, não está fazendo higiene, mantendo o distanciamento… Isso é preocupante. Se nós estivéssemos cumprindo o protocolo com certeza nossos números seriam menores”, alertou Duque.